Cumprida que está a 1.ª volta e a 1.ª jornada da 2.ª volta, e à semelhança do que fiz a época passada, impõe-se um balanço do que tem sido esta divisão de honra de seniores masculinos em futsal.
Granja do Ulmeiro - O facto de ir à frente com 4 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado e de ainda não ter conhecido o sabor da derrota, diz (quase) tudo acerca da qualidade desta equipa. Fortíssima em termos individuais, quer do ponto de vista físico quer do ponto de vista técnico, tem futsal de um nível que lhe permite ambicionar, legitimamente, com a 3.ª divisão. Ainda não teve um período menos bom no campeonato e, naturalmente, isso irá acontecer mais cedo ou mais tarde. Estão a fazer um campeonato fantástico.
Vilaverdense - Foi a equipa que mais me impressionou. Contra nós, jogaram a uma velocidade incrível, com rotinas e cultura táctica muito acima da média, o que explica também o desnível no marcador. Têm uma equipa muito jovem o que, nos momentos decisivos, pode ser um handicap, pela falta de experiência no patamar mais alto do futsal distrital. Aliás, a circunstância de terem perdido recentemente com a União Alhadense (clube que marca o ponto negativo da carreira desta equipa), pode evidenciar alguma intranquilidade na procura dos seus objectivos. Fortíssimos candidatos à subida.
Prodeco - Temos sido considerados, e penso que com justiça, a revelação da prova, por ocuparmos o 3.º lugar da tabela classificativa, com 22 pontos. E esta posição é tanto mais significativa se tivermos em consideração a quantidade absolutamente anormal de lesões que assolou o grupo e a consequente falta de opções e de rotinas de jogo. Penso que ultrapassamos isso e estabilizamos em termos de treino e de jogo. Os pontos negativos da 1.ª volta, vão para as copiosas derrotas com Vilaverdense e Vilaverde. Continuamos com ambição, tanto no campeonato como na taça e ainda não perdemos em casa, o que é sempre um tónico importante.
Tocha - Será, talvez, uma das decepções da prova. Vindos da 3.ª nacional, esperava-se que estivesse, até final do campeonato, a lutar pelo 1.º lugar, mas os 10 pontos de desvantagem dão pouca margem de manobra. Contra nós, penso que abusaram das individualidades e do 1x1, já que têm 2 ou 3 jogadores que são acima da média e podem decidir um encontro. Não são especialmente fortes no aspecto defensivo, o que se comprova pelos 46 golos sofridos e vêm de uma série menos conseguida de resultados, o que pode indiciar que terão abdicado da subida.
Vila Verde - Das equipas em melhor momento de forma e das que mais beneficiou da mudança de treinador. Desde aí, apresentam uma série de resultados impressionante. Assentam o seu jogo num jogador que pauta o ritmo e as transições da equipa, o que lhes pode vir a dificultar a vida, caso haja a marcação adequada. Uma equipa em alta que promete fazer uma excelente 2.ª volta.
União Alhadense - Outra das boas surpresas da prova, que fez o que mais ninguém conseguiu fazer até ao momento: ganhar (e logo por duas vezes) ao Vilaverdense. Em vantagem no marcador, são uma equipa muito dificil, que priveligia o aspecto defensivo, tendo mais dificuldades quando tem que assumir o jogo ofensivamente. Visita-nos na próxima jornada, no que promete ser um jogo muito complicado para nós.
Alfarelense - Começou muito bem o campeonato, amealhando pontos preciosos que lhe permite estar numa posição tranquila. Todavia, e desde a 4.ª jornada, que os resultados não têm sido os melhores. Em toda o caso, é uma equipa à semelhança da época passada: bem estruturada defensivamente, penso que lhes falta um pouco de volume de jogo ofensivo para se intrometer nos lugares da frente, mas promete continuar a fazer uma boa temporada.
Miro - Uma equipa de contrastes. Joga bem em casa, praticamente não pontua fora. Tem bons valores individuais, mas falta-lhes jogo colectivo. Tem um 5 base fortíssimo, mas faltam soluções no banco que compensem o desgaste dos principais jogadores. Tem, na próxima jornada, uma oportunidade ouro para provar se o quadrado onde jogam é, ou não, um "quadrado mágico".
Matos - Primeira equipa abaixo da linha de água, sinónimo do mau campeonato que tem feito. Tem jogadores rápidos, versáteis, mas em termos de colocação em campo, revelam ainda alguma imaturidade, expondo-se em demasia em termos ofensivos. Vão ter que corrigir rapidamente, sob pena de perderem, definitivamente, o comboio.
Chelo - Para mim, a grande decepção da prova. Teoricamente, seria um dos candidatos à subida, mas tem feito um campeonato muito aquém das expectativas. Em casa, o seu pecúlio em termos de pontos tem sido péssimo, o que explica o facto de estarem em lugares de descida. Assumem o jogo em função de um dos seus (bons) jogadores, o que lhes complica o jogo se este for bem marcado. Vão ter que passar a pontuar (principalmente em casa) e rapidamente.
Miranda - Uma equipa com historial ao nível distrital, mas com uma equipa que necessita de ser renovada. Têm bons valores, individualmente, mas jogam muito no erro e no jogo directo, o que acaba por facilitar mais a marcação. Gostei mais de os ver na 1.ª volta que neste último jogo.
Belide - Outra das decepções da prova. Fez um péssimo início de campeonato, que os relegou para o último lugar da tabela classificativa durante várias jornadas. Beneficiou imenso da mudança de treinador, tendo feito 9 pontos em 12 possíveis (mas todos em casa). A vitória com o Tocha pode ter sido um tónico importante, mas vão ter que fazer uma grande 2.ª volta para não descer de divisão.
Acredito que muito do que se irá passar no resto do campeonato possa ficar clarificado nas próximas 2 jornadas, que assumem carácter decisivo para muitas destas equipas, no sentido de atingirem os seus objectivos.
18 comentários:
Nuno desculpa mas não posso concordar contigo quando dizes que o Belide é uma das decepções da prova,e passo a explicar.A cada ano que passa o futsal está cada vez mais exigente,tanto a nível nacional como até mesmo distrital,mas falemos do distrital que é o que nos interessa.Hoje em dia já temos bastantes equipas no distrital a jogar ou a tentar jogar futsal, e não o fut.11 adaptado num campo de futsal,o que só favorece a modalidade.Agora quando temos na divisão de honra equipas já com algum traquejo nestas andanças como, os ex-nacionais Tocha e Chelo,uma das melhores escolas de formação do distrito(Vilaverdense),a própria Granja que acabou o campeonato 05/06 em 4º e que este ano se reforçou como todos sabemos,Miro e Prodeco(campeão e vice da 1ª distrital),Vila Verde,etc..., não se pode pedir muito a uma equipa que perde o seu treinador, muitos dos seus jogadores(com outras ambições no futsal distrital) e que procura refazer um plantel equilibrado para disputar a 1ª distrital, quando é chamada pela A.F.C. para disputar sim a Divisão de Honra, por abandono de 1 equipa no nacional e consequente subida a essa divisão o 2º class da D.H.Como deves imaginar isto torna muito mais complicada a tarefa desta equipa, do que as outras três que quando terminou a época 05/06, já saberiam as dificuldades que teriam de enfrentar na próxima época.Não quero apenas com isto tentar explicar a má prova que esta equipa fez na 1ª volta, como também dar a entender a todas as pessoas, que uma equipa que está em 1º lugar num campeonato (seja ele qual for),esta-o sim em prol de muito trabalho, muita organização,muito querer e claro alguma sorte.Apesar de todas estas dificuldades, aqui fica a promessa que esta equipa não vai baixar os braços e vamo continuar a lutar para que para o ano possamos estar a disputar esta mesma divisão.Abraço
A Granja acabou em 4º lugar na época passada, mas na época 2004-2005 terminou em 2º lugar a poucos pontos do S.João.O Belide tem das melhores defesas do campeonato, o Vilaverdense tem uma equipa jovem mas tem um treinador "velho", e que diz todos os anos que não quer subir, mas quando se apanha lá em cima...o Tocha veio rotinado da 3ª mas perdeu os jogadores que poderiam fazer a diferença.A verdadeira surpresa deste campeonato e a Prodeco, que ninguem consegue perceber como esta equipa se encontra no 3º lugar do campeonato...É a minha opinião!
concordo com o anonimo das 11:13..sem duvida alguma...nem a propria ciencia consegue explicar este fenomeno de uma equipa como a prodeco estar onde está.mas acho...acho que mais cedo ou mais tarde eles vao para o lugarzinho deles a meio da tabela que, nao é nada mau para uma ekipa que subiu este ano e que joga como todos sabem que joga.
ah,parabens nuno..apesar de seres "aquela estrela" a tua análise à honra(a meu ver) está,de uma maneira ou de outra,muito coerente.parabens
caruncho
boas....desculpem la(anonimos) sera q isto e td inveja? cl q nao somos os melhores mas uma coisa e certa tb nao somos os piores e batemos o pe a qq equipa do distrito de coimbra..ate mmm quem sabe a algumas equipas da 3ª...
É pela 1 vez q estamos na divisao q estamos,e para estar-mos no lugar(3º lugar) q estamos e preciso ambiçao e mt espirito de grupo...e de uma coisa eu vos aviso CUIDADO COM A AMBIÇAO DA PRODECO..
ATE MAIS VER.. viva a PRODECO..
lol..ó el,é esse tal pseudo-espirito profissional de que voces tanto falam que mete piada...isto do futebol é fixe porque de certeza tanto tu como eu e todas as pessoas que aqui vêm gostam de jogar e ver.mas tb de certeza k nenhum de nós precisa disto para viver.pura diversao..talvez pouco mais.é por isso que acho(opiniao pessoal) que essas cenas que voces dizem sao de rir...ah, e kk dia tb tao a dizer k com um ou dois reforços de qualidade vao a uefa.
saudaçoes.
caruncho
epa este caruncho sem duvida mete mm nojo.. dor de cotovelo!
para quem n reparou o belide so tem a 3a mehor defesa....e para os senhores da prodeco lembem-se da sorte que tiveram na vitoria contra nos.....tal como outras equipas....é pura falta de sorte
Abaixo da linha de água está os dois últimos, os que descem directamente.
Para já, e enquanto CRIA e Cernache continuam a lutar pela permanência na 3ª, apenas dois descem à 1ª distrital...
Abraço
mas uma equipa n é so defender!! mt moral a vossa....
ó caruncho, se calhar, é p levares isto a brincar k vais em último. n sei, digo eu... em tudo akilo em k nos metemos, devemos dar tudo e ser o mais profissional possivel, ou o menos amador... se um dia perceberes isso, tvz atinjas os teus objectivos. já agora, é impressão minha ou o belide nunca ganhou à prodeco???!!!
o belide inda agora começou no futsal i ja tem 1 presença na honra!!! quantos anos levou a prodeco a lá chegar??nem com ajudas la foram nos outros anos!!!
este anonimo das 4:25 e que disse tudo...parabens
Caro Nuno, concordo d certa forma c a tua análise ás ekipas da honra. Mas há aspctos q discordo! cm é q podes afirmar q o Alfarelense tem pc volume ofensivo qd tem melhor atak q a tua ekipa?! N jogo em nenhum club mas acompanho algs jogos d futsal e tb a classificação por isso reparei neste ponto.
De facto, vcs são a revelação da prova... mas tb têm d recnhecer q mtos jogos tiveram mta sort!! (q tb é preciso!!)
Abraço e boa sort pro q resta do campeonato
Filipe Santos
o belide tem ekipa há 4 anos e smp jogou em pavilhão, e só agora subiu, e em 4.º!. A prodeco tem equipa nos seniores há 6 anos e subiu no ano em k teve pavilhão coberto! Logo no 1.º ano! Ficou em 2.º e foi à final da taça... Smp teve equipas de formação e femininos a lutar pelos primeiros lugares e chegou por 7 vezes à final four da taça nos últimos 7 anos com as suas equipas. Não queiram comparar o k é incomparável. E acho k sim, k agora disse tudo...
subir em 4º ou em 2º vai dar ao mesmo!!foram os CAMPEOES?Nepia.... tudo tem haver com os acertos das subidas i descidas pra 3ª Nacional!!!o 2º classificado é o primeiro dos ultimos!!!
ai está o espirito da prodeco..força prodeco.bola pra frente e os adversarios saiem em contra-ataque por ai a baixo.gandas maulkos
Caro mari70,
tens toda a razão naquilo k dizes em relação ao Belide. Só que qd digo k é uma ligeira decepção tem a ver com eu achar k o futsal praticado não se reflecte nos pontos k a equipa tem. Sempre achei k o Belide era das equipas k tentava jogar bom futsal e este ano pensei k pudessem fazer um campeonato tranquilo. Só por isso é k falei em decepção, sabendo k, de facto, tiveram mtos contratempos. Mas ainda agora começou a 2a volta, há mto jogo ainda. Abraço p ti.
Caro Filipe Santos,
o facto de ter dito o k disse em relação ao Alfarelense, não quer dizer k nós sejamos mto diferentes. Sei bem os nossos pontos fortes e menos fortes e todos temos consciencia que a nivel ofensivo temos k melhorar bastante. Mas nestas análise k faço, fundamentalmente às outras equipas, não me coibo de identificar alguns aspectos caracterizadores de cada uma delas, e em relação ao Alfarelense, penso k n há gds duvidas de k o k disse é correcto.
Obrigado pela correcção com k exprimiste o teu ponto de vista,
um abraço,
Nuno Oliveira.
Enviar um comentário