terça-feira, maio 05, 2009

Seniores femininos - 2.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça - Bruscos 4/ Prodeco 2 (após prolongamento)

Três dias depois é dificil falar de um jogo que nos tirou a possibilidade de discutir um dos objectivos da época. Confesso que, desde que sou treinador, nas várias equipas de futsal senior feminino e masculino da Prodeco, temos atingido, em conjunto, os objectivos a que nos temos proposto: uns mais modestos, outros mais ambiciosos, em função de várias condicionantes, temo-los atingido. Mas este é, digo-o claramente, o primeiro objectivo delineado no inicio da época que não conseguimos atingir e que causa um sentimento de tristeza em todo o grupo de trabalho e em mim particularmente. E por isso quero assumir perante todos a responsabilidade de um objectivo não concretizado, em nome pessoal, e ilibar disto as jogadoras, que foram enormes, a direcção, inexdível em tudo desde o início da época, e os adeptos, que estiveram sempre do nosso lado num apoio incessante à equipa.
Este jogo encerrou ainda um conjunto de (infelizes) coincidências, que se conjugaram todas elas e acabaram por propiciar este desfecho. Foi a primeira vez que perdemos com o Bruscos, foi a primeira vez que sofremos golos numa situação de 5x4 contra nós, foi a primeira vez que não marcámos também numa situação de 5x4 nossa.
Àparte estas questões, dizer que foi um bom jogo, intenso, emotivo, e que podia ter pendido para qualquer lado. Nas várias crónicas que fiz ao longo da ápoca sempre disse que o Bruscos era uma boa equipa, bem estruturada, com princípios de jogo, e com qualidade, pelo que sabíamos as dificuldades que iríamos encontrar. Começou melhor o adversário, com dois bons remates, um deles que embateu na trave, mas a partir dos 5 minutos equilibrámos e dispusémos ainda na 1a parte de dois lances de 1x0 que não concretizámos. O 0-0 ao intervalo ajustava-se e na 2a parte iniciámos muito bem, acabando por fazer o 0-1, numa jogada muito boa, que temos vindo a trabalhar, numa troca ala/pivôt entre a Tinoco e a Nanda, com a Silvia a fazer o passe no espaço vazio e a Tinoco a finalizar de primeira. Tinhamos o jogo controlado, dispusémos de mais duas boas situações para acabar com o jogo, mas em cima dos 20 minutos, em mais uma bola no pivot, rotação e 1-1. No minuto seguinte, aproveitando o élan do golo, e num lance confuso, com dois ressaltos depois da marcação de um livre, o Bruscos chega ao 2-1 e empata a eliminatória.
Entramos num período louco do jogo e a 2 minutos do final do tempo de compensação, chegamos ao 2-2, numa bola nas costas da Tinoco para a Semião, que contornou a g.r. contrária (que já antes tinha defendido novo lance de 1x0 da Nanda) e fez o 2-2, que nos dava o apuramento. Todavia, a menos de 1 minuto do fim, surge o lance que marca esta eliminatória: um remate de 15 metros que passa por toda a gente e acaba por entrar fazendo o 3-2, que deu o prolongamneto.
Animicamente, a equipa sentiu muito este golo, porque teve a eliminatória na mão e sentiu a injustiça deste golo; do lado contrário, funcionou claramente no inverso, porque as jogadoras do Bruscos devem ter sentido que, da maneira como o jogo estava a correr, da forma como conseguiram virar o jogo e chegar ao empate, dificilmente perderiam o apuramento.
Na 1a parte do prolongamento, tudo encaixado, sem grandes oportunidades, levava a decisão para os últimos 5 minutos. Voltamos a sofrer um golo dos 12 metros a 3 minutos do fim, recorremos ao 5x4, temos duas situações flagrantes de golo que não concretizamos e no último segundo, no último lance do jogo, livre de 10 metros a nosso favor que a g.r. contrária defende, a coroar uma exibição memorável da sua parte e que tive oportunidade de lhe realçar no final do jogo.
Penso que nenhuma das equipas merecia ficar pelo caminho, mas a taça é assim mesmo e coube-nos a nós:quem esteve no pavilhão, viu o esforço, a dedicação, o empenho e a qualidade destas jogadoras, tendo recebido no final, por parte de toda a gente, adeptos nossos e adversários, um justo aplauso pelo jogo que proprocionaram. A sorte e o azar fazem parte do jogo e, em eliminatórias equilibradas como estas, esse factor ajudou a desempatar. Boa sorte para o bruscos na taça, para as suas jogadoras e equipa técnica.
Para a minha equipa, e como lhes disse no final, o meu orgulho nelas é enorme, independentemente deste resultado menos feliz. Tenho a certeza que irão disputar muitas finais no futuro se continuarem com este empenho e dedicação.Com ou sem mim. Obrigado por tudo;)
Prodeco:
Dora, Nanda, Semião, Isa e Tinoco.
Banco:
Ana, Raquel, Marisa, Antónia, Inês, Joana e Silvia.
Intervalo: 0-0
Final: 3-2
Prolongamento: 4-2
Marcador: 0-1, 2-1, 2-2, 4-2
Marcadoras: Tinoco e Semião.

2 comentários:

Dora Costa disse...

Nós é que te temos a agradecer...por tudo aquilo que nos ensinaste, pelo amigo que foste e concerteza irás continuar a ser, independentemente de continuares à frente da equipa, pois a amizade que criámos não acaba aqui...o meu muito obrigado, e acredito que falo em nome de toda a equipa, por todo o apoio e incentivo que sempre nos deste, assim como os "descasques" que nos deste na altura certa ;-)e por nunca deixares de acreditar em nós e no nosso valor!!

Toda a equipa está a sofrer com esta eliminação da taça...não querendo de maneira nenhuma retirar o mérito à equipa do Bruscos, a Prodeco merecia ter seguido em frente, não só pela excelente exibição que fez no jogo de sábado e pelo excelente jogo que proporcionou a quem esteve na bancada, mas acima de tudo pela magnifica 2ª fase que fizémos, recuperámos a equipa quando as coisas andavam a correr menos bem e conseguimos ser e demonstrar em campo aquilo que realmente valemos e somos capazes de fazer, quando somos uma verdadeira equipa, lutando todas pelo mesmo, dando tudo o que temos e sabemos em prol da mesma e nunca deixando de acreditar que somos capazes de vencer!!

Aproveito para agradecer também ao Vitor, pelo trabalho que desenvolveu com as guarda-redes e pelo apoio que nos foi dando ao longo da época.

Os meus agradecimentos a todos os directores e a todas as pessoas envolvidas em assegurar as condições necessárias, nomeadamente ao Sr. Paulo por nos aquecer a bailarina para que houvesse àgua quente para tomarmos o nosso tão merecido banho ;-) ao Sr. Moisés, Sr. Mário e Jorge pelo transporte das atletas e por nos prepararem as sandes no final dos treinos, à Elisabete por organizar os nossos equipamentos, ao Dr. Paulo Oliveira por tudo em geral, à equipa masculina que nos acompanhou e apoiou durante os treinos e nos jogos que tiverem possibilidades de estarem presentes, a todas em pessoas em geral que sempre acreditaram em nós e que nos seguiram e apoiaram jogo após jogo, em especial o Sr. Manuel, que sofre com as nossas derrotas tanto como nós, e que este ano teve alguns problemas de saúde, mas mesmo assim esteve presente dentro das suas possibilidades, acarinhando-nos como se fossemos suas netas...peço desculpas por não mencionar os nomes de todas as pessoas mas são tantas que nos acarinham e apoiam que é difícil mencioná-las a todas...o meu muito obrigada a todas elas!!!

Provavelmente terá sido a minha última época ;-( e tinha tudo para ter sido uma despedida em grande, mas o destino assim não o quis...independentemente disso foi um privilégio para mim poder fazer parte desta família que é a Prodeco e ter tido feito parte de uma grande equipa e de um grande clube como este!! Foi com lágrimas que me despedi, mas ao contrário do que queria, não foram de alegria por vencer a Final Four, mas sim de tristeza, desilusão, frustação, sentimento de injustiça e revolta pela derrota de sábado, para além da tristeza e saudade por deixar para trás todo este mundo e todas estas pessoas!!!!!

Obrigada a todos por tudo!!

OHHHHHH....HHHH PRODECO!!!!!!!!!!!!

Challenge Futsal P.A.R.C. disse...

Boa noite,

Vimos por este meio convidar a vossa equipa de futsal feminino, a participar no 1º Challenge Futsal Feminino da P.A.R.C.(distrito Aveiro), que se irá realizar no próximo dia 10 de Junho. A participação no mesmo terá o custo de 80 euros. Para mais informações contactem o e-mail:challengefutsalparc@gmail.com

Cumprimentos,

1º Challenge Futsal Feminino - P.A.R.C.