terça-feira, abril 06, 2010

2.ª mão da 2.ª eliminatória da Taça AFC: S.Tomé 0/ Prodeco 2

Fizemos este sábado o que nos competia, ou seja, um jogo sério, rigoroso, algo calculista, no qual não corremos riscos, mas em que as jogadoras revelaram inteligência quer na abordagem quer na interpretação do que lhes foi pedido. Faltou-nos eficácia atacante, tendo sido, provavelmente, o jogo contra equipas que estão nos 6 primeiros lugares, aquele em que estivemos menos bem no capítulo da finalização.
Defensivamente, e à excepção de dois lances na 1a parte, fomos sempre muito sólidos, independentemente de defendermos longe da nossa baliza: apenas por uma vez permitimos um lance de superioridade numérica, e na 2a parte o único assomo de perigo do adversário veio de um remate de meia distância.
AO intervalo, e depois de termos desperdiçado 3 lances de 1x0 e mais 2 lances de golo iminente, em superioridade numérica, acabámos por fazer o 0-1 na sequência de um penalty, desperduçando de novo mais 3 lances de finalização aparentemente simples. Foi já no final, a premiar um lançamento lateral defensivo que costumamos trabalhar, e numa jogada praticamente toda ao 1.º toque, que fechámos o marcador com um golo de belo efeito.
A presença na final four é um prémio justo para estas jogadoras que têm feito uma época notável. Vamos ter 3 semanas para preparar esse evento. Será das final four mais interessantes de que me lembro, porque aí vão estar as equipas que, na minha opinião, são as mais fortes individual e colectivamente. Neste tipo de competição, não há favoritos, porque o clima e o ambiente de uma final four é propício a estados de superação mental, individual e colectiva, pelo que qualquer equipa terá legítimas ambições a vencer a competição. Nós também temos essa ambição, mas as jogadoras sabem que apenas com muito trabalho, muito empenho, disciplina e rigor a vários níveis, podemos lá chegar. A este propósito, há um provérbio chinês que li algures, no qual me revejo particularmente : "Ambition without knowledge, is like a boat in dry land", o que traduzindo e adaptando para este caso caso significa que ter ambição sem ter conhecimentos, sem trabalhar, sem nos dedicarmos de corpo e alma para o que queremos, é o mesmo que estar em cima de barco em terra, dificilmente sairemos do mesmo sítio.

PRODECO:

ESTER, SOFIA, XANITA, ISA E NANDA.

BANCO:

SANDRA, ANTÓNIA, JOANA, MARISA, TINOCO, DULCE, CARINA.

INTERVALO: 0-0

GOLOS: SOFIA E MARISA.

Sem comentários: