segunda-feira, outubro 23, 2006

Vilaverdense 9/ Prodeco 0

Esta é, naturalmente, a crónica que mais me custa fazer, por motivos óbvios. Tentar explicar o que se passou no sábado em Vila Verde é...difícil e penoso. Mas é importante que o faça. A Prodeco tem, desde o ano passado e este ano, feito da sua união, do seu espírito de grupo e de sacrifício e, porque não dizê-lo, da sua qualidade, os seus pontos fortes, numa equipa que tem sido sempre competitiva e sabe o que quer do jogo e o que faz em campo. Não foi o que aconteceu no sábado. Culpa do Vilaverdense, que fez um grande jogo, desde o início, fazendo uma pressão fortíssima, circulando muito bem a bola, jogando nos apoios a 1/2 toques, mas fundamentalmente culpa nossa. É inadmissível a forma como sofremos alguns golos, não pode haver tantas desatenções defensivas, muitas delas por deficiente colocação em campo.Assim, o Vilaverdense, aos 2 minutos ganhava por 2-0, aos 7 vencia por 4-0. Sempre que tentávamos entrar em jogo... golo. Tivemos um bom período no final da 1a parte mas também não fomos eficazes ofensivamente. Na 2a parte, entramos dispostos a inverter a tendência do jogo, mas nas 2 primeiras vezes que o adversário veio à nossa baliza...2 golos. Eficácia tremenda. Com 6-0, pouco havia a fazer. A equipa lutou mas sem discernimento, sem cabeça, sem qualidade. Correr muitonão significa correr bem. Foi o caso. Não fizemos uso dos nossos pontos fortes e deixamos que o Vilaverdense jogasse como bem gosta, o que permitiu o avolumar do resultado.
A 1a nota que aqui quero deixar é esta: não pode voltar a haver tantas faltas de concentração como as que sucederam neste jogo. Os jogadores são os únicos culpados pela derrota e pelo resultado e há que assumi-lo para que tal não volte a suceder. A mentalidade tem de ser a de dar sempre tudo em cada jogo. Só pensando e agindo assim se poderá evoluir.
A 2a nota tem a ver com os números expressivos. Apesar da qualidade do Vilaverdense, não é esta a diferença entre as equipas. Daí que tenhamos que pensar que perdemos apenas 3 pontos. Apenas isso.Nada mais.
Pode parecer estranho, mas a derrota de sábado pode vir a revelar-se muito importante para o futuro da equipa. É que há deslumbramentos e estados de espírito que não têm nenhuma razão de ser à 2a jornada. Por isso, o que aconteceu no sábado pode ter sido o que de melhor aconteceu a este grupo para o resto do campeonato.
Sábado, se formos humildes, se formos unidos, se formos a PRODECO, ganhamos o jogo. Já não estamos habituados a perder, muito menos admitimos perder 2 jogos seguidos.
PRODECO:
António, Nuno Oliveira, Cravo, Branco e Felipe.
Jogaram ainda: Nuno Cruz, Juan, Verissimo, Marta e Dany.

Sem comentários: