segunda-feira, abril 21, 2008

Seniores masculinos - Prodeco 0/ Alfarelense 1

Demos um passo atrás com este resultado, que nos coloca numa situação mais difícil na tabela classififcativa, mas apenas temos que atribuir responsabilidades a nós próprios por aquilo que não fizemos, sobretudo na 1a parte. Treinámos durante a semana a forma de contornar a zona pressionante do Alfarelense, de molde a não permitir que a sua 1a linha defensiva fosse tão forte como é hábito e conseguirmos fazer a transição defesa-ataque jogando apoiado e sem recorrer ao jogo directo. Isso foi plenamente conseguido, mas faltou-nos um ingrediente fundamental para ganhar qualquer jogo:intensidade, sobretudo na procura da bola.
Fizemos uma má primeira parte, período em que o adversário foi superior, aproveitando a tal falta de intensidade no nosso jogo e alguma falta de solidariedade em termos defensivos. Se é verdade que tivemos a maior parte do tempo posse de bola, não é menos verdade que raramente criámos perigo e que as melhores oportunidades no 1.º tempo são do Alfarelense, que numa delas, à passagem do minuto 12, chega à vantagem num remate dos 12 metros.
Ao intervalo disse aos jogadores que, para quem estava a jogar uma final, o empenho, a vontade e a concentração estavam aquém do esperado e do exigível para um jogo desta natureza e desta importância. Tacticamente estávamos bem, controlávamos o jogo, mas teríamos que ter uma postura muito mais agressiva na 2a parte.
Indiscutivelmente a equipa melhorou na 2a parte, subimos as nossas linhas, forçámos o Alfarelense a jogar directo no pivôt e dominámos esta 2a metade. Criámos várias situações para marcar mas, nalguns lances por infelicidade, noutros por mérito do g.r. e da defensiva adversária, não concretizámos e não materializámos esse ascendente. A 5 minutos do fim dispusémos de uma bola no poste, forçámos o 5x4, mas não nos acompanhou aquela estrelinha que nos momentos difíceis é importante ter, naqueles momentos de ansiedade em que o golo surge como um tónico libertador da ansiedade e da pressão.
Todavia, para ter essa estrelinha, é necessário procurá-la desde o início, com atitude responsável e não apenas quando se tem de ir em busca do prejuízo. Com este resultado complicámos as contas, embora de forma não irremediável. Cabe à equipa, fundamentalmente aos jogadores, inverter esta situação e abordar os dois últimos jogos do campeonato com responsabilidade, de forma a deixar o clube onde merece e recompensar não só o esforço de cada um dos atletas como também de toda uma estrutura que está por detrás deles e que tem sido incansável ao longo da época.
Não queria terminar sem antes endereçar os meus sinceros parabéns aos vencedores das duas séries da 1a distrital, Oliveira do Hospital e Ribeira de Frades, na pessoa dos seus treinadores, que merecem o desiderato alcançado, respectivamente o Bruno Santos e o Ricardo Pratas, e igualmente às duas equipas que irão disputar a outra vaga de acesso à honra, o Lordemão e o Santa Clara. Uma última palavra para o Domus Nostra que, daquilo que conheço dos seus jogadores e equipa técnica, num futuro próximo verá recompensado o trabalho de qualidade desenvolvido ao longo dos últimos anos.
Prodeco:
Luis, Dany, Cravo, João G. e Felipe.
Banco:Vitor Hugo, Amaral, Georges, Verissimo, Mauro, João Vitor e Michael.

Sem comentários: