terça-feira, março 09, 2010

Seniores femininos: Ourentã 3/ Prodeco 5

No derby de Cantanhede, frente a um adversário que conhecemos bem (o mesmo sucedendo inversamente), disputámos um jogo muito intenso, emotivo, no qual fomos uns justos vencedores por aquilo que fizemos na 2a parte.
Na 1a parte, e apesar de termos entrado bem no jogo nos primeiros 3 minutos, fomos progressivamente perdendo organização, intensidade e agressividade, permitindo que a equipa contrária se acercasse com perigo da nossa baliza, sobretudo a partir da altura em que a equipa contrária colocou em campo as jogadoras com mais velocidade. Sofremos o 1-0 à passagem do minuto 6, e entrámos de seguida no pior período de jogo deste campeonato:foram 7 minutos maus, em que acumulámos erros de posicionamento quando a equipa contrária tinha a bola, falta de solidariedade nas tarefas defensivas, e uma displicência enorme quando tinhamos a bola em nosso poder, nunca surgindo os apoios na hora certa e fazendio passes na "queima" que permitiram lances de 1x0, 2x1 e 3x0(!) na nossa baliza. Felizmente, nesse período, contámos com a ineficácia atacante da equipa contrária para que o resultado não se avolumasse. Numa 1a parte em que as gredes foram as protagonistas pela positiva, também tivemos 2 situações de golo iminente que não concretizámos e que nos poderiam ter dado outra confiança nesse período. A 4 minutos do fim da 1a parte, no tempo técnico, fiz ver às jogadoras tudo o que estava a faltar, tentando espicaçá-las ao máximo, o que terá surtido algum efeito, uma vez que dominámos a parte final da 1a parte e chegámos ao empate.
Ao intervalo, a conversa que tivemos no balneário, fica apenas entre quem lá esteve. Acredito, no entanto, que terá sido fundamental na mudança radical de atitude da 1a para a 2a parte. Aí, mostrámos o porquê de nos útimos 30 jogos para o campeonato termos perdido apenas com o Vilaverdense, e o porquê de termos revelado a ambição e a predisposição de lutarmos pelo 1.º lugar. A equipa mostrou uma maturidade e uma solidariedade que não tinha revelado na 1a parte e partiu para 20 minutos muito bons, tendo marcado o 1-2 num penalty (soubemos, finalmente, o que é termos um penalty a nossa favor), e o 1-3 numa jogada fantástica de contra-ataque. Durante a semana, trabalhámos muito aspectos relacionados com as transições ofensiva e defensiva, e a verdade é que nos revelámos bastante fortes na 2a parte nesse aspecto. O Ourentã ainda chegou ao 2-3 num remate perto do meio-campo e muito consentido da nossa parte, mas reagimos de imediato, alcançando o 2-4 num canto estudado e o 2-5 em mais uma jogada de transição rápida.
Nos últimos 6 encontros com o Ourentã vencemos 5 e com esta vitória sedimentámos o 2.º lugar. Não é o lugar que mais queríamos, mas, em abono da verdade, cumpre dizer que se ganharmos os 3 jogos que faltam, cumprimos o melhor trajecto de sempre em termos de campeonato da Prodeco nos femininos. Além desse objectivo, queremos juntar a presença na final four, competição na qual temos ambições, mas na qual iremos defrontar um adversário dificil, actual detentor do troféu, pelo que só uma equipa solidária, humilde e unida, terá capacidade para estar na final four.

PRODECO:

Sandra, Sofia, Carina, Nanda e Tinoco.

Banco:

Ester, Raquel, Joana, Antónia, Isa, Dulce e Xana.

Golos:

Isa, Sofia, Dulce, Nanda e Carina.

Intervalo: 1-1

Marcador: 1-0, 1-3, 2-3, 2-5, 3-5.

Sem comentários: