domingo, abril 27, 2008

Seniores masculinos: Tocha 5/ Prodeco 6

Ponto prévio: gostaria, em nome de todos os atletas, agradecer à direcção pela tarde que nos proporcionou em conjunto e a todos os adeptos que nos foram apoiar à Tocha e que, mais uma vez, nos fizeram sentir em casa.
Quanto ao jogo, o facto de termos obrigatoriamente de ganhar não acrescentava nada de novo em relação aos últimos jogos, porque temos sentido essa pressão e essa responsabilidade nestas últimas jornadas. Penso que a equipa deu mais uma demonstração de qualidade, de maturidade e de espírito competitivo, tendo, à semelhança do que tem sucedido em todos os jogos nesta 2a volta, disputado o resultado do primeiro ao último segundo da partida. Literalmente.
Enfrentámos um adversário experiente, com qualidade, com jogadores com grande capacidade de criar desequilibrios em situações de 1x1 e que se apresentou muito forte, querendo ganhar o jogo até ao derradeiro instante da partida. Nem poderia ser de outra forma, naturalmente.
Treinámos durante a semana a melhor forma de suster os desequilibrios de 1x1 na ala que o Tocha costuma proporcionar e o jogo no pivôt. Fizemos, na minha opinião, a melhor primeira parte da época. Tacticamente irrepreensíveis, com as coberturas defensivas adequadas, pusémos intensidade no nosso jogo ofensivo, dinâmica, que nos permitiu chegar ao 0-3 aos 12 minutos da partida.
Aos 15, tapados por 5 faltas, baixámos as linhas e demos mais iniciativa ao Tocha que se acercou da nossa baliza em remates perigosos dos 12 metros.
Ao intervalo, avisei os jogadores da importância de entrar bem na 2a parte, rogorosos, de mantermos a concentração e não baixarmos as linhas, sob pena de levarmos com os remates de meia distância do adversário, a única forma que tinha criado perigo na 1a parte. O Tocha entrou muito forte, determinadíssimo a virar a estória do jogo, mas contou também com a nossa passividade. Em 5 minutos, sofremos 3 golos, 2 deles de meia distância fruto de um posicionamento inadequado e de termos deixado de marcar como devíamos. O adversário surpreendeu-nos também pelo facto de ter deixado de jogar com pivôt, o que alterou a marcação e nos causou instabilidade do ponto de vista defensivo.
Com 3-3 no marcador, ambas as equipas se lançaram em busca do 4.º golo e oportunidades não faltaram. Tivemos 2 lances em que enviámos bolas ao poste, o Tocha tem um lance de 3x1 em que também o fez, mas nenhuma das equipas conseguiu concretizar.
Aos 13 minutos, beneficiamos de uma grande penalidade que é, de todo em todo, indiscutível. Nem percebo o porquê de se vir agora questionar essa decisão quando no campo toda a gente viu o que se passou: mão na bola dentro da área. Fizemos o 4-3 e de seguida, num golo fantástico na sequência de uma manobra ofensiva de qualidade, libertamos homem ao 2.º poste para fazer o quinto. Com 5 minutos para jogar, voltámos a sofrer um golo dos 12 metros, que nos intranquilizou para os instantes finais. A 2 minutos do fim, o único lance polémico do encontro. Sofremos um livre à entrada da área na sequência de uma falta de um jogador nosso que poderia ter dado o 2.º amarelo para o meu jogador; mas há que ser rigoroso e contar as coisas como, de facto, se passaram. É que antes dessa falta, mesmo à minha frente, há outra claríssima a nosso favor que não é marcada e desse lance nasce a jogada em superioridade numérica que obrigou o nosso jogador a fazer falta. Pior que isso, é que desse livre resulta o 5-5. Repito: tivesse a primeira falta sido assinalada e não teríamos levado com o livre do empate e com a consequente 5a falta, pelo que se há alguém que poderia reclamar aqui éramos nós. Nesta época, e neste momento estamos a 1 jornada do fim, apenas por uma vez me referi à arbitragem. Temos tido uma postura de respeito, de correcção com todos os agentes desportivos. por isso mesmo, não admito que se fale de arbitragens para justificar resultados, no sentido de desmerecer aquilo que foi a realidade do jogo e a capacidade da minha equipa. Nisto de falar de arbitragens, há claramente uns que têm fama, como nós; outros têm (e terão) o proveito.
Apenas mais uma nota para manifestar a minha solidariedade para com o treinador do Tocha, Jorge Cruz, que foi expulso injusta e injustificadamente. Sei qual a sensação, pois esta equipa de arbitragem fez-me exactamente o mesmo em Chelo. Sei o que ele disse e espero que não seja castigado. Da minha parte, estou disponível para ajudar no que precisar, porque não gosto que façam aos outros aquilo que também detesto que me façam a mim.
A 4 segundos do fim do jogo, tínhamos descido de divisão. Beneficiámos de um canto a nosso favor, dei indicação para realizar uma das bolas paradas que temos trabalhado. Saíu na perfeição, 5-6, golo com dedicatória para o dany e para o veríssimo, por motivos que o grupo entende.
Para que conste, e caso esse lance não tivesse entrado, a minha postura hoje seria exactamente a mesma. Dar os parabéns às equipas intervenientes pelo espectáculo que proporcionaram e dizer aos meus jogadores que tenho orgulho neles. Por tudo o que temos passado, por aquilo que lutámos e acreditámos, merecemos ser felizes.
Como lhes disse, desde o primeiro dia, eu acredito. Hoje, mais que nunca.
Prodeco: Luis, Georges, Cravo, João G. e Dany.
Banco: Vitor Hugo, Amaral, Mauro, João Vitor, Michael e Felipe.
Golos: Felipe (4), João G. e Georges.

Sem comentários: