quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Seniores femininos: Apuramento de campeão

A classificação com que se iniciará a 2a fase, para o apuramento de campeão, é a seguinte:
1.º - Vilaverdense - 33 pts
2.º - Académica - 28, 5 pts
3.º Prodeco - 22,5 pts
4.º - Bruscos - 21 pts
5.º - Ourentã - 18,5 pts
6.º S.Tomé - 18 pts
Uma vez que o regulamento apenas prevê que a 2a fase se inicie com 50% dos pontos obtidos na 1a fase, é esta a classificação oficial; e uma vez que, segundo me informaram, não vai nenhuma deliberação no sentido de haver arredondamentos, quer seja por excesso, quer seja por defeito, temos esta situação invulgar de haver equipas, como nós, com meio ponto.
Independentemente da justeza ou não desta medida, penso que seria conveniente, para o ano, numa adenda ao regulamento, a AFC definir previamente a questão dos arredondamentos, porque penso que esta situação actual não faz grande sentido, não porque prejudique algum clube, mas essencialmente porque não me parece lógico persistir esta questão do meio ponto. Foi (mais uma) situação em que, claramente, quem "regulamentou", não se apercebeu desta situação.
Penso que seria de todo conveniente, e aqui deixo a proposta, de os clubes de futsal da AFC se unirem, num "Movimento", num "Grupo de Trabalho", (a designação é o que menos importa), no sentido de debater algumas questões relacionadas com o futsal distrital e avançar com propostas concretas que permitam a evolução da modalidade: é que se é verdade que a entidade reguladora (AFC, por delegação de competências da FPF) tem falhas, não é menos verdade que os clubes se têm demitido, no geral, de avançar com propostas concretas e de, eles próprios, chamarem a si alguma responsabilidade no âmbito do fenómeno desportivo.
Fica então a proposta, em nome pessoal e do clube, de se avançar para a formação de um grupo de trabalho que estude estas questões, que se preocupe menos com ataques pessoais, com críticas aos árbitros e aos outros agentes desportivos, e que tenha uma postura sensata, razoável e pró-activa, identificando o que está mal e propondo medidas concretas para fazermos do futsal distrital um fenómeno desportivo mais interessante e justo para todos aqueles que nele intervêm. Porque juntos teremos, certamente, muito mais força e visibilidade.

Sem comentários: