segunda-feira, abril 27, 2009

Seniores femininos: 1.ª mão da 1.ª eliminatória - Prodeco 3/ Bruscos 2

Iniciámos o nosso percurso nesta competição frente ao mesmo opositor da época passada, e que tinhamos defrontado já por 4 vezes esta época: nesses 8 jogos (com este 9), nestes 2 anos, não perdemos nenhum, tendo registado um empate. Todavia, os números contam pouco em jogos de taça, valem pouco ou nada e o facto é que tivemos dificuldades para vencer esta partida, naturalmente por mérito do adversário mas porque revelámos neste jogo falta de eficácia na finalização.
A 1a parte teve, aliás, sentido único: o Bruscos apostou na estratégia do jogo de 15 dias antes, com as linhas recuadas e tentando sair em ataque rápido, recorrendo, nas saídas de pressão, ao jogo directo na suas jogadoras mais avançadas, no sentido de criar lances de 1x1 na nossa defesa. Fomos ao longo de toda a primeira parte uma equipa equilibrada, que raramente consentiu espeços no seu meio-campo, tendo o adversário rematado 4/5 vezes à baliza. Nós tivemos algumas situações de perigo, antes e depois do golo da Nanda na sequência do passe da Joana que não foi interceptado pela gr contrária, mas pecámos ora por rematar quando tinhamos possibilidade de solicitar a jogadora ao 2.º poste, ora por não definir correctamente os lances na zona de definição.
Ao intervalo, corrigimos alguns posicionamentos, sobretudo ao nível das bolas paradas, e voltámos a entrar melhor no jogo, sendo que na primeira jogada da 2a parte conseguimos um lance de 1x0 pela Nanda que não deu em golo. O Bruscos subiu de produção no 2.º tempo, teve mais bola, subiu as suas linhas e aproveitou bem 5 minutos menos bons da nossa equipa: primeiro num lance de 1x1 na ala com a bola a entrar junto ao 1.º poste, no segundo na sequência de um contra-ataque rápido que não anulámos devidamente.
Após o minuto de desconto, estabilizámos, voltámos ao jogo, apostámos no 5x4 e virámos o jogo a nosso favor, com golos da Tinoco e da Joana, este último a passe da Tinoco. O jogo ficou partido nos últimos instantes, com contra-ataques sucessivos de parte a parte, tendo havido lances de perigo junto das duas balizas, mas mantendo o marcador inalterado.
Penso que, em face do rendimento global das equipas no jogo todo, a vitória peca por escassa em função do volume de jogo que tivemos e das oportunidades desperdiçadas. Em todo o caso, é um resultado positivo (uma vitória é-o sempre), mas que nos dá responsabilidades para o próximo desafio. Iremos a Condeixa discutir a eliminatória até ao último segundo, procurando vencer o jogo, ultrapassar as várias dificuldades que a partida nos vai colocar, e sempre com o firme objectivo de vencer esta "final".
Prodeco:
Dora, Sofia, Semião, Joana Costa e Nanda.
Banco:
Ana Carina, Ana Inácio, Semião, Isa, Inês, Antónia e Tinoco.
Intervalo: 1-0
Marcador: 1-0, 1-2, 3-2.
Golos: Nanda, Tinoco e Joana Costa.

Sem comentários: