terça-feira, abril 21, 2009

Seniores femininos: Ourentã 4/ Prodeco 6

Na última partida do campeonato, demos sequência ao bom trabalho que temos vindo a desenvolver e vencemos com inteira justiça no dificil reduto do Ourentã.
Iniciámos a partida a pressionar a equipa adversária no seu meio campo, imprimindo também muita intensidade na procura da bola e, quando em posse, tentar, através de uma circulação de bola rápida e apoiada, criar situações de superioridade numérica junto do´último reduto adversário.
Numa recuperação de bola da Joana junto da área contrária, fizemos o 0-1 num bom remate fora da área, o que nos deu mais confiança e motivação para o resto do jogo. Tinhamos a partida controlada, fomos craindo mais e melhores situações e desperdiçámos inclusivamente um penalty que nos daria o 0-2. Pouco depois, e na sequência de um ressalto junto à nossa área, sofremos o 1-1 num bom remate fora da área, tendo reagido logo de seguida através de um lance com bom envolvimento ofensivo, com a bola a entrar no pivôt (Tinoco), que assistiu a Semião para um remate de primeira fora da área, no lance do 1-2.
Quando estávamos a 30 segundos do final da 1a parte, sofremos um golo de banda desenhada, num alívio de bola dos 10 metros defensivos por parte do adversário, que sobrevoa toda a gente e acaba por entrar na nossa baliza.
Ao intervalo, falámos no sentido de corrigir alguns erros que estávamos a cometer, sobretudo a sair em posse a partir de trás, quando o adversário subia as suas linhas, mas a verdade é que entrámos a dormir no 2.º tempo. Tinhamos sofrido um golo a menos de 30 segundos do fim, e sofremos o 3-2 aos 10 (!) segundos da 2a parte, num lance que não pode voltar a acontecer, e que resulta de uma falha de atenção e de comunicação colectiva. O jogo teve, nos primeiros 5/6 minutos, o pico da emotividade, porque chegámos logo ao 3-3 numa bola colocada na diagonal pela Isa que a Silvia não perdoou. Com 3-3, recorremos ao 5x4 e no lance imediato, chegamos ao 3-4, com a Silvia a retribuir a assistência e a Isa a emendar perto do 2.º poste. 1 minuto volvido, e na sequência de um lance para o qual já chamei a atenção por diversas vezes, em que estamos a ser pressionados junto à linha lateral e, em virtude de não termos uma linha de passe recuada, preferimos fazer um passe para o meio, na "zona proibida" do campo, o adversário recupera a bola e chega ao 4-4.
Voltamos a recorrer ao 5x4 e chegamos de novo ao 4-5, num bom remate de meia distância da Sofia que entra junto ao ângulo, acabando com o jogo pouco depois, com o 4-6 feito pela Tinoco.
No geral, foi um jogo em que estivemos bem, as jogadoras tentaram colocar em campo o trabalho semanal e há muitas melhorias a esse nível, quer do ponto de vista da organização ofensiva, da intensidade com que fazemos os movimentos com e sem bola, os posicionamentos, as bolas paradas, as saídas de pressão, enfim. Nota-se uma clara evolução em todos esses capítulos do jogo, mas o que não podemos é continuar a cometer alguns erros absolutamente infantis que podem comprometer o resultado final ou que, pelo menos, tornam mais dificil a tarefa de vencer o jogo.
Terminamos o campeonato no pódio, no 3.º lugar, sendo que só não fomos mais além, por culpa própria e do que não fizemos em parte da 2a volta. Temos consciência disso mesmo, e por isso, como sempre defendi, o campeonato coloca-nos sempre no lugar que merecemos. Trata-se de uma prova de regularidade e, neste caso, a Académica, que só perdeu pontos connosco e com Vilaverdense, merece o 2.º lugar em função da regularidade quie apresentou. Independentemente disso, mostrámos na fase final, em 10 jogos contra as melhores equipas do campeonato, que, actualmente, seremos a 2a melhor equipa, comprovado pelos resultados desta fase final: ficamos com 15 e 20 pontos de avanço face aos 4.º e 5.º classificados e recuperamos 10 pontos de atraso face ao 2.º. Isto dá-nos enorme alento para continuar o nosso trabalho, porque sinto eu e todos quantos fazem parte deste projecto, que estamos a construir uma equipa que tem uma enorme margem de progressão e que pode vir ainda a dar muitas alegrias a quem nos apoia e incentiva diariamente.
O objectivo seguinte é a taça da AFC, e não temos qualquer problema em assumir que temos por intenção chegar à final four e lutar pela vitória na competição. Não concordo com este modelo competitivo que retira ao campeão a possibilidade de lutar pela taça distrital, mas esse é um facto alheio a nós, pelo que, em função do momento que atravessamos, da união do grupo e da motivação com que vejo as jogadoras a treinar e a jogar, daremos o melhor de nós para marcar presença naquela que é uma das festas do futsal, a final four.
Antes disso, jogo contra uma equipa dificil, de qualidade, como é o Bruscos, que praticamente tem abdicado do campeonato para se centrar na taça:sabemos disso, mas também nós estaremos empenhados a 200% em ganhar e passar esta eliminatória.
Prodeco:
Ana, Silvia, Sofia, Joana e Isa.
Banco:
Sandra, Ines, Antónia, Nanda, Semião e Tinoco.
Golos: Joana, Semião, Silvia, Isa, Sofia e Tinoco.
Intervalo: 2-2
Marcador: 0-1, 1-1, 1-2, 3-2, 3-4, 4-4, 4-6.

Sem comentários: