domingo, dezembro 25, 2005

Balanço

Concluida que está a 1a volta, já é possível tirar algumas ilações, após cada equipa ter efectuado 14 jogos.
O BELIDE parece-me, claramente, a equipa mais completa, dado que o seu estilo de jogo tem evoluido no sentido de se ter tornado numa equipa capaz de ganhar em qualquer campo, muito por força do trabalho extremamente meritório que tem sido desenvolvido pelo seu treinador e pelo facto de ter jogadores com experiência nestas andanças. Entre os que vão subir, aposto que o Belide lá estará. O ALFARELENSE é, para mim, a equipa mais compacta e difícil de bater. Rigorosos, disciplinados, não têm facilitado e a experiência na divisão de honra é um trunfo importante. O MIRO tem aliado, ultimamente, à extraordinária eficácia caseira, uma surpreendente vocação para ganhar fora, como o provam as vitórias na Ribeira e em Espariz. Se o continuar a fazer, vamos ter candidato até final. A RIBEIRA DE FRADES foi a equipa que me deu mais prazer ver jogar. Evoluidos tecnica e tacticamente, dominam muito bem a posse de bola e tem jogadores com capacidade para desequilibrar no 1 contra 1. Tem estado algo irregular em casa, mas nem o facto de visitar os candidatos na 2a volta tira o rótulo de favorito à subida, pois é fora de casa que esta equipa se tem dado melhor. O SANTA CLARA mereceu, da minha parte, muitos elogios após tê-los defrontado. Quando conseguir estabilizar emocionalmente alguns jogadores mais inexperientes será fortíssimo candidato à subida, para além de ter um treinador com grande capacidade para levar o barco a bom porto.
Se estes são, à partida, os (mais) candidatos, outras equipas há que ainda se poderão intrometer. Falo do ESPARIZ, que me pareceu ter material humano para se bater com qualquer equipa, do TAPÉUS, que, antes do campeonato, coloquei entre os mais favoritos, e cuja qualidade de jogo não se reflecte nos pontos conquistados, e o CAMPIZES que, apesar de algo irregular, já provou que a experiência dos seus atletas é mais do que suficiente para tirar pontos a qualquer outra equipa.
De resto, gostaria ainda de salientar o campeonato algo irregular da turma de SERPINS, orinuda da honra, que tarda em relançar a sua carreira neste campeonato, apesar de ter feito alguns resultados interessantes, como o empate na Ribeira. O CERNACHE B será, senão é já, a principal fonte de alimentação da equipa principal, uma vez que os mais novos já provaram ter qualidades mais do que suficientes para singrar no futsal. Têm tudo para efectuarem uma excelente 2a volta. O BRUNHÓS, após um início de época mais tímido, voltou às vitórias e promete luta para sair dos últimos lugares. O CARVALHENSE tem mostrado que é capaz do melhor e do pior, como o mostram o facto de ter eliminado a Ribeira da taça mas ter perdido, por exemplo, em Figueiró. PENELENSE e FIGUEIRÓ reestruturaram as equipas e têm passado as dificuldades inerentes a esse processo de transição.
Quanto a nós, e perante tantos e tão fortes oponentes, dadas as nossas limitações físicas e humanas, tentaremos continuar a evoluir e a melhorar o nosso jogo. Se isso tiver repercussão na tabela classificativa...tanto melhor. Mas acima de tudo, espero que a equipa continue como até aqui. Unida, humilde, responsável, trabalhadora. Se o conseguirmos até final, já ganhámos o "nosso" campeonato.

Sem comentários: