domingo, abril 16, 2006

Prodeco 3/ Espariz 3

Preparei o jogo durante a semana num determinado sentido, mas na véspera do jogo tive duas más notícias. Primeiro o Marta não podia estar, depois foi o Tiga que se lesionou no treino antes do jogo (atravessavam os dois o seu melhor momento de forma desde o início de época), o que, a juntar aos condicionalismos e mazelas de 2 ou 3 jogadores que já tinhamos, nos condicionou um pouco para esta partida. Em todo o caso, e porque todos os que foram convocados têm mais que capacidade para ganhar em qualquer campo, sinto que perdemos 2 pontos.
Entrámos bem na partida, criámos alguns lances de perigo mas sofremos um autogolo que nos intranquilizou bastante. Estranhamente. Aliás, mesmo tendo empatado logo a seguir e passado para a frente do marcador com golos do Amaral e do Dany, senti muita ansiedade na equipa, o que se reflectiu nalgumas falhas defensivas que não são habituais na nossa equipa e na deficiente gestão da posse de bola e saídas de pressão que não estavam a resultar. Sofremos o 2-2 numa má reposição de bola, mas ainda chegámos ao 3-2 pelo Juan, imediatamente antes do intervalo.
Falámos, a equipa sentiu que não estava num dia bom, mas unimo-nos para ir em busca da vitória. Fizemos uns primeiros 10 minutos da 2a parte interessantes, gerimos melhor a bola, soubémos preencher melhor os espaços mas não fomos eficazes. Aproveitou o Espariz para chegar ao empate, o que os motivou ainda mais e nos intranquilizou imenso. Tivemos de seguida 10 minutos maus, em que perdemos posições, fomos desorganizados e podíamos, inclusivamente, ter sofrido outro golo. Pedi 1 minuto, esfriámos a cabeça, e no final da partida voltámos a ter várias situações para marcar, período durante o qual o jogo foi disputado a um ritmo elevadíssimo, com oportunidades para ambos os lados e incerteza no marcador.
Foi um jogo intenso, emotivo, mas nem sempre bem jogado. Da nossa parte, foi dos jogos menos conseguidos em casa, por mérito do adversário que se foi motivando ao longo do jogo por estar a jogar com o 2.º classificado, com mais 11 pontos, mas também por alguma ansiedade nossa, que levou a que não fôssemos tão organizados e eficazes, defensiva e ofensivamente.
Quanto à arbitragem, referir apenas 2 ou 3 coisas. Não teve influência directa no marcador, mas contribuiu imenso para intranquilizar a nossa equipa ao não assinalar 3/4 faltas, algumas de forma inacreditável (tenho ainda a marca de uma delas...). Se calhar, faço mal em não conversar com eles antes da partida, durante bastante tempo, como outros fazem. Porventura, esta minha mania de lidar com os árbitros apenas e somente dentro de campo acabará por nos prejudicar. Mas entendo que, de facto, devem ser SÓ os jogadores a decidir o encontro. Como tem acontecido ao longo da maior parte do campeonato como, por exemplo, em Espariz.
Acabo como comecei. Perdemos 2 pontos. Mas no final, tenho a sensação que olharei para trás e dizer que ganhei 1 ponto neste jogo que será fundamental para atingir os nossos objectivos.

Sem comentários: