domingo, abril 30, 2006

Prodeco 5/ Alfarelense 1 - A subida de divisão garantida

Não o escondo. Foi com alguma ansiedade que preparámos a recepção ao Alfarelense, sabendo que a vitória nos colocaria automaticamente na divisão de honra. Tomei o pulso à equipa no treino de 5a feira, preparámos a estratégia de jogo, delineámos alguns pormenores que entendi serem importantes e no final estava mais confiante que nunca. Em todo o caso, verdade seja dita, não esperei que a atitude da equipa fosse tão grande, que os jogadores fossem tão solidários e tão disponíveis como foram neste jogo.
A primeira palavra vai para a direcção e todos os elementos que têm ajudado o clube de forma desinteressada. Tentaram proporcionar-nos tudo o que pedi, conseguiram criar um ambiente como eu nunca tinha sentido num jogo nos Covões. Pavilhão a rebentar pelas costuras, 250 pessoas num apoio incessante e intenso à equipa, de princípio a fim. Ambiente fantástico.
Alterámos ligeiramente a nossa forma de jogar nesta partida, tentando surpreender o Alfarelense com este nosso esquema de jogo. Resultou em pleno. A equipa entrou por cima, mandou no jogo, personalizada, empolgada por um ambiente ensurdecedor que nos motivou sempre ao longo do jogo. À passagem do minuto 8 da 1a parte, 1-0 para nós, golo do Amaral após um lance de insistência na área. Não alterámos a nossa estratégia, continuámos a criar perigo junto da baliza do Alfarelense como g.r. a negar 2 golos ao Juan de forma soberba. Depois...Tiga. Entrou, tirou 3 adversários do caminho, bola entre as pernas do g.r., delírio nas bancadas, golo fenomenal. Mais 2 minutos, nova recuperação de bola e o Tiga, à saída do g.r. eleva a vantagem para 3-0. Fizemos uma 1ª parte notável, criámos situações para estar em vantegem por mais golos, tivemos uma concentração e atitudes competitivas inexcedíveis.
Na 2.ª parte, o Alfarelense reagiu mas apenas por 2 ocasiões ameaçou junto da nossa baliza. Aproveitámos para em contra-ataque chegar ao 4-0 numa "bomba" do Dany que acabou com o jogo. À passagem dos 20 minutos fizemos o 5-0 de novo pelo Tiga e começamos a fazer a festa no banco, acompanhando o que se passava nas bancadas. O Alfarelense marcou o seu tento de honra em cima do apito final quando já festejávamos a subida.
Provavelmente, o melhor jogo da época. Num jogo em que tinhamos que ganhar, ganhámos e provámos que merecemos a subida de divisão. Pela qualidade, pela regularidade, pela entrega, esforço e dedicação de todos. Quando há 7 meses atrás disse que tinha um balneário de campeões, não me enganei. Quando referi que os dois objectivos para esta época que eram a subida e a ida à final four da taça eram concretizáveis, não me enganei. Apesar de o clube nunca antes ter ido à final four em seniores masculinos nem subido de divisão, sabia que o conseguiríamos. Mesmo contra tanta coisa que foi acontecendo ao longo da época, mesmo contra tantos entraves e areias na engrenagem, mesmo contra tanta gente que não quis o mesmo que nós. Mesmo assim, conseguimos. E só não iremos mais além se não nos deixarem.
Última palavra de agradecimento, além da direcção e do Filipe, o meu adjunto, para o grupo. Jogadores notáveis, homens com H. É para mim um privilégio ser amigo e partilhar tantas horas com este grupo. Para eles, porque merecem, fica o meu reconhecimento e a certeza de que, assim, iremos mais longe, festejaremos mais vezes juntos, teremos mais alegrias. Obrigado.

1 comentário:

O Adivinho disse...

Parabéns pela subida.