quarta-feira, maio 24, 2006

Miro / Prodeco - o jogo do título

No próximo sábado, pelas 20h, em Penacova, vai-se disputar o jogo que, inevitavelmente, ditará quem vai ser o campeão da 1.ª distrital em 2005/2006.
Em 1.º lugar, penso que se vão defrontar, claramente, as duas melhores equipas da 1.ª distrital, porque em termos de qualidade de futsal exibido, qualidade dos intervenientes e regularidade ao longo do campeonato, destacaram-se das demais. Merecem, por isso, os dois primeiros lugares da tabela classificativa.
Relativamente a quem vai ser campeão... tudo se decidirá neste jogo. Mas é indiscutível que há apenas um favorito, uma só equipa com a obrigação de pontuar, e essa é indubitavelmente o Miro. Vejamos:
- O Miro joga em casa, num campo onde ainda só o CRIA ganhou no prolongamento, e que prejudica imenso os adsversários dadas as suas dimensões...quadradas;
- Ao Miro basta o empate;
- Entendeu por bem o Miro solicitar entradas pagas para este jogo - está, portanto, no seu pleno direito de o fazer, sendo que só vejo uma única razão de ser nesta medida: proteger os jogadores e árbitros do seu próprio público, que tantos problemas deu ao longo da época, nomeadamente no jogo connosco;
- Apesar da minha boa-fé, acredito que o pavilhão estará lotado de adeptos afectos à equipa da casa, o que, como é habitual em Miro, cria um ambiente extremamente hostil à equipa de arbitragem (espero que haja um mínimo de sensibilidade do Conselho de Arbitragem para enviar árbitros internacionais para este jogo);
- A Prodeco vem de uma final four, fisica e emocionalmente desgastante, contrariamente ao que sucede com o nosso opositor, que se pôde preparar calma e tranquilamente nestas duas semanas;
- A Prodeco é a equipa com mais jogos efectuados de todas as que disputaram a distrital de Coimbra de futsal.
Perante isto, fácio se torna concluir que o único favorito para esta partida, aquele sobre o qual impende toda a pressão do jogo, é o Miro. Já festejou o título, vê-se na contingência de o ter que voltar a disputar, é uma equipa experiente, que já andou pela honra e apostou tudo na subida esta época, que conseguiu merecidamente.
Da nossa parte, sentimento do dever cumprido. No início da época, ninguém, nem nos melhores sonhos, admitiria lograr atingir o que já conseguimos. Tudo o que fizemos, ultrapassou largamente as melhores expectativas. E como ninguém, no nosso clube, nunca nos exigiu resultado algum, nem nos prometeu "prémio" algum em caso de subida ou título, vamos jogar a Miro, à vontade, sem pressão, no sentido de dignificar o espectáculo e provar o porquê de termos disputado o título e a taça até ao último jogo.
Aliás, convém não esquecer que a Prodeco, em 3 jogos com o Miro, ganhou 2, que esta época vencemos 2-1 em casa, que somos a melhor defesa e que também temos os nossos argumentos. Além disso, antes da confusão nas bancadas, no jogo que agora se repete, vencíamos por 3-4, o Miro atingiu a 5a falta, enfim. Tudo ingredientes para um jogo equilibrado.
E como, nestes jogos, há sempre lugar ao lançamento de alguns "ases", que o adversário não estará à espera, é muito provável que isso suceda. De um lado e outro. Aqueles trunfos na manga que se jogam quando menos se esperam...
No final, que ganhe o melhor. Da minha parte, e caso não seja a minha equipa, serei o primeiro a felicitar a equipa adversária. Tal como os meus jogadores.
Esperemos que, caso suceda o contrário, a atitude seja a mesma. A motivação, essa, está no limite.

1 comentário:

Sousa8 disse...

Espero que sábado as pessoas tenham a decencia de perceber que um jogo não é uma guerra. Estou sinceramente com muito receio do que pode vir a acontecer.
Relembro que os dois clubes podem vir a sofrer graves penalizações caso haja confrontos.
Acalmem as hostes.
Um abraço de quem não pode tomar partidos pois tem amigos dos dois lados.