sábado, maio 13, 2006

Prodeco 1/ Ribeira de Frades 1

No último jogo da época em casa, gostaríamos de ter alcançado a vitória para a dedicar aos nossos adeptos/direcção, por todo o apoio que nos foi prestado. Encontravam-se as duas melhores defesas da prova, pelo que esperava um jogo tacticamente interessante e com muitas oportunidades, já que o Ribeira é uma equipa muito bem orientada e tem vários valores individuais acima da média.
Contudo, se me pedirem para dizer, ao longo da época, qual o resultado mais injusto que tivemos, devo dizer que foi claramente este. Quem esteve lá percebe porquê.
Começámos algo apáticos, lentos nas transições defesa-ataque e ataque-defesa, o que levou a que sofrêssemos o 1.º golo num contra-ataque com superioridade numérica do Ribeira.
Corrigimos, alterámos a marcação e a partir dos 10 minutos da 1a parte... a Ribeira desapareceu ofensivamente. Criámos, ao longo da 1a parte, 5 óptimas ocasiões para empatar mas a nossa ineficácia e a soberba exibição do g.r. contrário (absolutamente fantástico ao longo de todo o jogo), foi sucessivamente adiando o nosso golo.
Chegámos ao intervalo e pedi maior definição na zona de finalização, uma vez que quer o último passse quer o último toque estavam a falhar. E se na 1a parte o Ribeira ainda ameaçou num ou noutro contra-ataque, na 2a, fez...2 remates. De elogiar, no nosso adversário, a exemplar colocação defensiva e a abnegação com que todos se dedicaram às tarefas defensivas. Falhámos 4 lances com jogadores soltos ao 2.º poste, bola à barra, remates sucessivos, mas nada resultava. Tivemos, aos 8 minutos, oportunidade para igualar, dado que um jogador do Ribeira agarrou o Cravo quando este se ía a isolar mas aproveitámos mal esses 2 minutos.
À passagem do minuto 24, quando faltavam 6 para acabar, introduzimos o 5.º elemento, o que acabou por surtir frutos, já que chegámos à igualdade pelo Tiga aos 27.
Com 3 minutos para jogar, esperava que o Ribeira quisesse, finalmente, subir no campo mas, aparentemente, o empate era suficiente. Assim sendo, nos restantes 3 minutos, continuámos a pressionar, a jogar com 5 homens, o que acabou por não surtir efeitos. O jogo acabou aos 31 (quem não esteve no campo e não sabe nada do jogo não devia, salvo melhor opinião, dizer barbaridades sobre o que lá se passou), pelo que o empate imperou.
Uma nota: para quem nos criticou na 1a volta, aquando da vitória por 4-6 na Ribeira, de sermos uma equipa que praticava futebol de 11 em espaço curto, e abusava do jogo directo, não deixa de ser curioso ver este jogo e chegar à conclusão que o nosso g.r. não fez 1 (!) defesa e que na 2a parte remataram 2 vezes à baliza. Já para não falar na posse de bola, que na 2a parte deve ter rondado os 80%-20%.
É, naturalmente, um resultado extremamente injusto que premeia a organização defensiva do Ribeira e castiga a nossa ineficácia atacante. Num jogo em que não havia nada a ganhar mas muito a perder (tendo em conta que temos a final four para a semana e as lesões e castigos costumam atacar nas piores alturas), fizemos o jogo possível, mas mais que suficiente para ganhar. Agradeço, em nome do grupo, a homenagem que nos foi prestada no final da partida. Um gesto que vale por mil palavras, mais um factor de união e motivação para o que aí vem.
Acabo endereçando os meus parabéns ao Alfarelense pela subida de divisão. Fez um campeonato equilibradíssimo, muito regular, e uma excelente 2a volta, em que a única derrota que sofreu foi contra nós. Deixo ainda uma palavra ao Belide que, pelo futsal exibido ao longo da época, merecia, claramente, outros voos.
Para a semana, FINAL FOUR. A partir de agora, atenções 100% viradas para esse objectivo: atingir a final e trazer a taça.

2 comentários:

João Filipe disse...

Nuno disse e volto a repetir não vi o jogo, só sei o que me contaram e não foi apenas uma opinião que ouvi.Em relação a dizeres que escrevo barbaridades, não és ninguém para me avaliares, porque eu também acho que escreves algumas e nunca te critiquei!
Quando perdes pontos dizes sempre que foi o resultado mais injusto da época (vê os teus posts), portanto defendes neste espaço a tua equipa, por isso tenho direito no meu espaço a defender os meus colegas e a dar-lhes "voz", escrevendo o que eles acharam.
Defende os teus jogadores, que eu defendo os meus colegas, acho que temos os DOIS direito não?
1 Abraço e boa sorte para a Final-Four

Nuno Oliveira disse...

João Filipe, barbaridades, incongruências, opiniões desfazadas da realidade, chama-lhe o k quiseres. Pergunta a quem lá esteve a ver o jogo ou aos teus colegas para fazerem uma avaliação do mesmo, mais a frio. Se mesmo assim tiveres dúvidas em relação à arbitragem e ao k aqui escrevi, terei todo o gosto em dar-te uma cópia do jogo, já que foi gravado, uma vez que não tiveste oportunidade de o ver. Com todo o gosto. É k acho k te fica mal escrever o escreveste e dar-me-ás razão após veres o jogo. Digo-te isto pq me habituaste a escreveres de forma séria e honesta, contrariamente ao k fizeste agora.
Qt aos resultados injustos...e já que tiveste a paciência de ler os posts, se calhar pedia-te k os relesses com mais atenção...principalmente a nossa derrota em Alfarelos, com o Santa Clara e os nossos empates com Belide para a taça e campeonato.
Um abraço para ti e k na próxima época possas jogar futsal sem o calvário das lesões.