quarta-feira, fevereiro 21, 2007

1a mão da 2a eliminatória da Taça - Vilaverdense 3 - Prodeco 2

Há duas semanas, quando perdemos por 3-11 em casa com o Vilaverdense, disse que não era esta a diferença entre as equipas e que tinhamos capacidade para discutir o jogo com o Vilaverdense. Parece que o tempo me veio dar razão. Não começamos bem o jogo, permitimos muita posse de bola por parte do adversário e quando a tivemos, também não soubemos ser pacientes para a circular devidamente, o que facilitou a tarefa em termos defensivos ao Vilaverdense. Sofremos um golo na sequência de um canto trabalhado em que há um erro crasso da nossa parte na marcação, e de seguida sofremos um golo muito bem executado depois de uma bonita jogada pela ala, culminada com um remate de primeira e indefensável.
Com 2-0 ao intervalo, partimos para a 2a parte com a necessidade de fazermos algo mais. E, de facto, fizemos uma grande 2a parte, muito rigorosos em termos defensivos e com a capacidade de criar perigo na baliza adversária. Fizemos o 2-1, mas logo de seguida sofremos o 3-1, numa tabelinha com emenda dentro da área. Conseguimos, mesmo assim, controlar bem o jogo, e entramos no nosso melhor período depois do 3-2, altura em que tivemos ocasiões para igualar a partida, resultado que penso que seria o mais justo, tendo em conta a nossa 2a parte.
Mais uma nota: elogiei a arbitragem, no último jogo, em que perdemos. Não posso, todavia, deixar de expressar a minha revolta perante aquilo que se passou ontem em Vila Verde e faço-o na sequência de um resultado que, não sendo aquele que queriamos, nos deixa boas perspactivas para a 2a mão. Este espaço tem por objectivo dar a conhecer aspectos ligados com a Prodeco, pelo que não me vou servir dele em proveito próprio. Nunca coloquei os interesses pessoais acima dos do clube, não é agora que o farei. Mas não consigo calar a revolta que sinto depois da vergonha de ontem. Se disser que o 2.º árbitro de ontem foi o mesmo que, enquanto árbitro principal, assinalou um penalty vergonhoso contra nós no jogo com a Granja do Ulmeiro, talvez comecem a perceber; se acrescentar que é o mesmo árbitro que nos prejudicou vezes sem conta, é capaz de ser mais uma pista interessante; se referir ainda que ontem marcou um livre de 10 metros contra nós sem assinalar primeiro a 5a falta, tudo começa a parecer claro; mas se a tudo isto juntar que me mostrou vermelho directo quando festejei o nosso 2.º golo no banco como toda a gente o fez, então tudo se torna evidente. Ainda para mais quando teve a necessidade de inventar coisas que não disse, o que foi testemunhado quer pela nossa equipa técnica e jogadores, como pela equipa adversária, que sentiu até necessidade de pedir desculpa por atitude tão ridicula e descabida da equipa de arbitragem, assim como o fez o arbitro principal.
Custa sentir aquilo que venho sentindo de há algum tempo para cá, mas a mensagem que aqui quero deixar a estes senhores, porque sei que também aqui vêm ler coisas que eventualmente não gostam, é isto: por muito que tentem, hei-de seguir defendendo o clube e a instituição em si, sempre que sentir que a prejudicam, independentemente de quem seja. E vou estar atento às decisões do Conselho de Disciplina esta semana, já que ainda a semana passada um jogador do Vilaverdense levou vermelho directo contra nós e apanhou 1 jogo, o que permitiu que já jogasse ontem. Infelizmente, para muita gente, não andamos a dormir.
Prodeco:
António, Nuno Oliveira, Amaral, Tiga e João.
Banco:
David, Patrick, Dany, Branco, Felipe e Mauro.
Golos: Tiga (2).

14 comentários:

Anónimo disse...

Nuno, só quero fazer uma correcção, não foi o árbitro principal que te expulsou, mas sim o 2º árbitro. Que foi o árbitro principal do jogo com a Granja.

Nuno Oliveira disse...

ok, obrigado, já corrigi o lapso.

Anónimo disse...

És das pessoas mais ridiculas que eu já conheci em dias da minha vida. Tive a possibilidade de jogar contra ti na pré-época e pude constatar que a ideia que tinha formado em relação a ti quando lia os teus textos era correcta: consegues aliar a uma terrivel falta de jeito para a prática de futsal a uma tremenda falta de humildade. Como jogador nunca foste nada, nem nunca serás, mas também me parece que não precisas nem nunca vais precisar do futsal para viver. Apenas acho que é muito ridicula a tua forma de estar no desporto, és quezilento, provocador e procuras sair sempre por cima dando uma imagem de vitima...Já ando no futsal há alguns anos e felizmente sempre nos nacionais, mas tb conheço muita gente do "meio" que sempre teve ligado às distritais e que quando se fala em Prodeco todos revelam uma certa "agonia" pelos favores de que têm beneficiado ao longo do tempo. Eu sinceramente não tenho nada contra a tua equipa, nem acredito que o vosso 4º lugar se deva a favores, para lá estarem têm que ter o respectivo mérito, apesar de achar que esta divisão de honra é muito fraca. O vilavedense joga com 8 juniores e vocÊs dizem que eles são a melhor equipa do campeonato...
De qualquer forma, também acho que os constantes ataques que se fazem aqui à prodeco são demonstrativos da mesquinhice e falta de qualidade a todos os niveis que o futsal distrital conimbricense revela. Mas grande parte desses ataques és tu que os provocas, directa ou indirectamente, de forma propositada ou não. Tens de perder essa "vaidosice" que nunca te levou a lado nenhum no desporto...

Anónimo disse...

Não percebo porque falas em vaidosice qd o k aqui está em causa são situações objectivas que não têm discussão. Relativamente ao facto de sermos beneficiados, isso sim, só vindo de alguém absolutamente ridiculo e com falta de conhecimento das coisas. Talvez se deva, certamente, ao facto de andares pelos nacionais e andares distraido. Só te digo uma coisa:por alguma razão, quem vem para a Prodeco (e não são assim tão poucos como isso, que passaram por vários clubes distritais, inclusivé estiveram no nacional), comprovam e sentem o que digo.
Relativamente a todas as outras considerações, como é óbvio, não me pronuncio. Espero aguardar pela próxima vez em que nos reencontremos para que me possas provar que és alguém. Pelo menos, que tens algum estatuto que nem eu nem os meus colegas têm e que tu não padeces da mesma falta de jeito que eu (todos os dias vejo alarvidades escritas aqui no blog, mas esta é nova e, sinceramente, ainda não me tinha ocorrido). É por essa atitude de superioridade intelectual que alguns jogadores levam para os nacionais que o futsal distrital é o poderio que todos sabemos. Espero é k lá fiques por muito tempo. O que, diga-se, não está fácil... Mas espero k consigam, até porque tenho pessoas de quem gosto que jogam no mesmo clube que tu.
Já agora, só mais uma coisa. Não preciso de te dizer k a tua opinião conta zero para mim, como é óbvio, ainda para mais vinda de um qq anónimo disfarçado armado em paladino da moral. Mas desafio-te, não só a dizeres quem és, como o que tens conquistado. Mais: k posição assumes no desporto k seja assim tão diferente. Eu estou no desporto por prazer, para servir um clube e para ganhar. Sempre k algo ou alguém puser em causa puser em causa isto, reajo conforme me parece correcto. Fora isso, tenho granjeado mais amigos que o contrario, o k só comprova k falas sem saber. Para variar um pouco ao que tem sido hábito aqui no blog.

Anónimo disse...

excelente resposta nuno. qkem nao sabe é como qkem nao vê. nao percixo d t dixer isto, mas quem te conece sabe quem es, como es, e como es importante dentr e fora de campo. o rext é conversa de kem so sabe e dizer mal e n tem respeito p nd e p ninguem.

Anónimo disse...

Para anonimo das 9:27 AM
Não quero abrir guerra com ninguém, mas por vezes também custa a ler.
Com o devido respeito, mas, não posso concordar com algumas das suas afirmações.
Acho que o seu discurso também não é honesto, pois talvez já tenha meditado sobre aquilo que escreveu e acredito que já não tenha a mesma opinião.
Muitas das vezes, escrevemos aquilo que nós vai na alma, aquilo que sentimos, ou por agrado ou desagrado, dependendo da situação vivida.
Criticar é fácil, é o que a nossa sociedade tem por hábito. Elogiar, nem por isso.
Quanto ao Vilaverdense, sem dúvida nenhuma, a melhor equipa dos distritais de coimbra, uma equipa que vem das suas camadas jovens e que já tem uma cultura de futsal muito grande (ainda vão dar muito que falar).
Agora defendendo a instituição Prodeco, não acredito que tenha sido beneficiada ao longo destes tempos, até pelo contrário. Se você conhece algum jogador que tivesse jogado, ou que jogue nesta equipa, perca um bocado de tempo e pergunte-lhe e verá qual a resposta que lhe vai ser dada.
Agora, também fico na dúvida, mas não quero resposta, porque também já ando há muitos anos no mundo do futebol.
Será que você joga nas nacionais por merito ou por cunha?
Acho que você deve fazer uma "introspecção". Talvez no final, tenha outra opinião formulada.
Espero que as pessoas, antes de criticarem, olhem para o espelho que tem afrente.
Branco

Anónimo disse...

Levaram na boca outra vez!O vilaverdense tanto da 3-11 como a seguir se ve a rasca e ganha 3-2!!!Melhor equipa dos distritais??Não me parece...a Granja do Ulmeiro, excepto o jogo com o Belide e Vilaverdense(o resto n me lembro nem tenho conhecimento),ganhou sem apelo nem agravo a todos os seus adversarios!Para seres o melhor, tens que o provar!
Quanto à Prodeco,são uns parasitas do Futsal distrital.Desde que me lembro que existem suspeitas sobre as arbitragens dos vossos jogos e confirmei-as num ano em que fui jogar ao vosso ringue de patinagem...
Em relação ao Oliveira, acho que a sua capacidade ou falta dela para jogar futsal não e para aqui chamada.No entanto, acho que as suas análises são, sem sombra de duvida, facciosas!

Anónimo disse...

isto é pra ti o Euribor das 12:45 PM, o granja pode andar lá por cima, mas tb tem a ajuda dos arbitros.
o vilaverdense como é equipa podes crer, que é a melhor, daqui a uns tres, quatro anos metade dos jogadores do granja ja estao a pedir a reforma enquanto que a de vilaverdense estao na força toda, veremos qual a melhor equipa, o euribor.
tb não estas actualizado no mundo do futsal, pois a prodeco tem um excelente pavilhao
o euribor cresce e aparece

Anónimo disse...

Vocês não compreenderam as minhas palavras. Passo a explicar de forma mais clara(quando se escreve nestas coisas nem sempre fazemos passar a nossa mensagem da forma mais clara): Eu não disse que a Prodeco anda a viver à custa dos favores, se lerem bem o que eu escrevi eu até digo precisamente o contrário, digo que se estão em 4º é porque têm mérito. A opinião dos "favores" não é minha, é de outras pessoas com quem por vezes falo. Em relação à opinião que tenho sobre o Nuno Oliveira jogador é precisamente a mesma, vaidoso, com muito pouca qualidade e bases de futsal muito pouco sólidas. Não me identifico única e exclusivamente porque não quero o meu nome envolvido neste lixo que se escreve aqui diariamente em comentários sem sentido nenhum. Em relação ao que já conquistei no desporto, apenas te posso dizer que nem tu nem nenhum dos teus colegas o poderão certamente conquistar e serão mm muito poucos os jovens de coimbra que terão essa possibilidade, é que o futsal evoluiu tanto que agora é muito complicado...mas importante é que se continue a trabalhar.

Para vocês jogadores, dirigentes e adeptos da Prodeco o desejo de um bom resto de época.

Anónimo disse...

entao pelas minhas contas 9+11+3=23 a dividir por 3 dá cerca de uma media d 7 golos e muito por jogo de uma so ekipa.parabens prodeco.sao muito fortes voces.esse quarto lugar tira o sono a muita gente

Anónimo disse...

Para o anonimo da 1:08-"o vilaverdense como é equipa podes crer, que é a melhor, daqui a uns tres, quatro anos metade dos jogadores do granja ja estao a pedir a reforma enquanto que a de vilaverdense estao na força toda, veremos qual a melhor equipa, o euribor."-A Granja do ulmeiro não tem uma média de idades muito alta, que eu saiba, quase todos aqueles jogadores foram campeoes de juvenis e juniores 4 anos seguidos e no 1º ano de seniores ganharam a taça AFC e subiram o Alfarelense!Na epoca 2003/2004 dois daqueles jogadores estiveram na 2ª nacional e o resto ficou entre o Alfarelense e a Granja(tendo a Granja subido a honra nesse ano)!Na epoca 2004-2005 a Granja terminou em 2º na divisao de honra, numa acesa luta com o S.Joao.Na epoca transacta terminaram em 4º lugar e este ano vão em 1º sem derrotas.Dos 14 jogadores da Granja, 7 tem 23 anos, 3 tem 22 anos, 1 tem 20 anos, 2 tem 27 anos e 1 tem 39 anos.Isto da 1 media de 24 anos, o que se tirarmos o jogador de 39 anos,baixa consideravelmente!

Sou jogador da Granja e leitor habitual de todos os blogs do futsal distrital

Anónimo disse...

Em 1 lugar gostava desaber o k andam todos a fazer no futsal,tenho vergonha de como se tratam aqui atraves do anonimato,sejam homens com 1h grande e falem cara a cara

Anónimo disse...

As pessoas k ñ conhecem a Prodeco ñtem direito a falar assim ,poi tambem tinha essa opinião so depois de la chegar e que vi o k de grande e a Prodeco,e em resposta a um campeão anonimo tambem te posso dizer k já ganhei muitas coisas com o futsal,mas a maior conquista foi sem dúvida a amizade o carinho k encontrei neste clube,e mais tambem já andei nos nacionais e não faço disso baidade, conta como currículo ok.

Anónimo disse...

Bem, o anónimo campeão em muitas coisas que mais ninguém é, escreve de uma forma bastante razoável, assim sendo, Ninô, já sabemos que não és tu! Toda a gente que já jogou contra este Nuno Oliveira sabe que ele é um jogador muito fraquinho.. mesmo muito!