quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Reflexão

Depois do que venho lendo há algum tempo, não só neste blog, como um pouco por todos os blogs do futsal distrital, chego (de novo) à conclusão que o melhor é colocar alguns limites ao livre exercício da opinião, uma vez que, quando não há esses limites, a liberdade deixa de o ser, caindo no arbitrio. Por mim, continuaria como até aqui, mas tenho de dar a mão à palmatória e reconhecer que, de facto, este espaço, tal como estava, serve mais os interesses de quem quer criticar, dizer mal por dizer, masmo quando não tem nada a dizer. Chego também à conclusão de que quem tem blog, não tem qualidade nenhuma. Leio, um pouco por todos os blogs, que este ou aquele não tem qualidade, que não presta, que é isto ou aquilo, pelo que me ocorreu a ideia de que talvez fosse interessante a criação de uma equipa de futsal constituida por anónimos. Sertia absolutamentre imbatível. Senão, reparem: eles (esses anónimos que nem coragem têm para se identificar quando exprimem uma opinião), é que percebem de futsal, é que jogam futsal, eles é que têm curriculo, uns são jogadores fantasticos que estão nos nacionais, outros não estão porque não querem, outros ainda vão a caminho. Se perdem é por azar, se ganham é porque a sua qualidade veio ao de cima. Mas mais interessante é assistir a este fenómeno interessantíssimo: mais do que ficarem contentes com as suas vitórias, com as suas conquistas, ficam deliciados quando a Prodeco não ganha. Isto, para mim, é sinónimo de menoridade intelectual e de falta de espírito competitivo, ao melhor estilo do:"Já que não ganho, espero que também não o faças". E é tanto mais contraditório se tivermos em consideração o seguinte raciocinio: a Prodeco chegou à final da taça, discutiu o titulo e subiu de divisão, está em 4.º lugar na honra, pela que, das duas uma: ou temos qualidade, como prefiro acreditar, ou então os adversários são fracos, que é o que parece que defendem os que aqui vêm. Esquecem-se é que eles estão incluidos nesse lote...O cúmulo, para mim, vem daqueles anónimos com ar superior que se recusam a identificar dizendo que não se querem imiscuir no lixo do futsal, ao mesmo tempo quer recorrem ao insulto, à crítica fácil.Ou seja, por um lado criticam quando defendo a instituição, quando ponho em causa situações injustas (o facto de sermos constantemente prejudicados, contriamente à ideia instalada no "status quo", de que somos de alguma forma beneficiados, numa tentativa de fazer jus à bela frase de que "uma mentira repetida tantas vezes se transforma em verdade"), e, simultaneamente, fazem pior ainda, fazendo figura de papel principal nesse lixo. Isso sim, é ridiculo.
Como disse, por mim, deixava estar o espaço como estava. Gostava de continuar a ler determinadas coisas, para depois, quando estiver cara a cara, lá dentro, no campo, onde é necessário ter a tal qualidade e frontalidade, ver quem tem mais argumentos. Mas reconheço que isto pode vir a prejudicar quer a imagem da equipa quer a concentração da mesma.
Assim, e para dar a tranquilidade que a equipa precisa neste momento, entendo que mais vale limitar os comentários, à semelhança do que tem acontecido um pouco por todos os blogs. Já o tinha decidido há 1 ano atrás, mudei porque me pediram e porque achei que estavam reunidas as condições para tal, mas vejo que não.
Acabo dizendo o seguinte. Gostava que certas e determinadas coisas me fossem ditas na cara. No campo ou fora dele. É que falar é fácil, ainda para mais se o fizer sob a capa do anonimato. Há uma coisa que nunca me poderão acusar, que é a de não assumir as minhas convicções e a de não dar a cara frontalmente por aquilo em que acredito.
A Prodeco, como instituição, e a sua equipa técnica e jogadores, não merecem estar sujeitas a certas e determinadas coisas. Com esta atitude, desejo que nos possamos assim concentrar no que, verdadeiramente, interessa. Jogar futsal e ganhar os jogos que aí vêm.

Sem comentários: