segunda-feira, março 09, 2009

Seniores femininos: Académica 3/ Prodeco 10

Resultado justo frente ao 2.º classificado, que se apresentou na máxima força, mas que teve pela frente uma equipa que, desta vez, soube ser exactamente isso: uma equipa, do princípio ao fim, com índices de motivação, de agressividade, intensidade e alegria que nos permitiram construir um resultado tão exagerado quanto justo. Aliás, enquanto o marcador esteve 0-0, durante 7 minutos, construimos cinco claríssimas situações de golo que nos permitiriam encarar a partida com outra tranquilidade. Não o fizemos e, confesso, receei que esses golos nos viessem a fazer falta no resultado final; essa convicção foi corroborada pelo desenrolar dos acontecimentos:fazemos o 0-1, num lance algo estranho, e de seguida sofremos dois golos, no nosso pior período, num em que fomos à queima, por 3 vezes, à mesma jogadora, que criou um lance de 3x1, e noutro, numa desconcentração geral na sequência de um canto marcado para o interior da área.
Depois do minuto de desconto, e à passagem dos 15 minutos, a equipa reagiu, e em 4 minutos virou o jogo de 2-1 para 2-6:grande entreajuda, enorme capacidade em jogar nos apoios e em fazer transições ofensivas rápidas, fazendo muitas situações de superioridade numérica que nos permitiram avolumar o resultado.
Ao intervalo disse às jogadoras que, como o jogo estava, este seria aquilo que quiséssemos fazer dele: caso entrássemos de forma passiva, permitiriamos que o adversário voltasse ao jogo e o discutisse, porque tem qualidade para isso. Caso o encarássemos da forma adequada, com a mesma motivação e concentração, poderíamos ampliar o resultado. Foi o que aconteceu, pois as jogadoras estiveram irrepreensíveis na forma humilde como trabalharam, como se empenharam no jogo e como procuraram sempre o melhor resultado possível, até ao último segundo de jogo.
Gostei, particularmente, da forma como a equipa respeitou sempre o adversário, antes, durante e após o jogo. A Académica tem feito um campeonato notável, pelo que não é um jogo que retirará esse mérito à equipa e às suas jogadoras. Por isso mesmo, foi importante ver a atitude humilde e responsável da minha equipa na hora de uma vitória importante como esta, uma vez que a última vitória no reduto da Académica tinha sido há 6 épocas atrás.
Naturalmente que, enquanto treinador, o que me preocupa é tentar perceber onde andou esta equipa que na 1a volta esteve irrepreensível a quase todos os níveis e que quebrou na 2a volta. Tenho a minha leitura, o grupo também sabe onde está a resposta, pelo que, recuperados os índices motivacionais, o grupo tem condições para se apresentar em cada jogo com o firme propósito de trazer os 3 pontos.
É o que faremos esta 4a feira, em mais um jogo fora a meio da semana, frente ao Bruscos, adversário de qualidade, que queremos vencer para dar sequência a este bom momento e no qual este jogo servirá apenas como referência para o futuro daquilo que queremos ver dentro de campo: uma equipa solidária, unida, motivada, com uma enorme vontade de ganhar do primeiro ao último instante.
Prodeco:
Dora, Silvia, Sofia, Isa e Tinoco.
Banco:
Sandra, Ana, Raquel, Nanda, Semião, Joana Costa.
Golos:
Isa (4), Tinoco (2), Sofia (3), Raquel.
Resultado: 0-1, 2-1, 2-8, 3-8, 3-10
Intervalo: 2-6

Sem comentários: