segunda-feira, março 09, 2009

Seniores masculinos: União Alhadense 2/ Prodeco 2

Prodeco:
Vitor Hugo, Carlos Pestana, Nuno Oliveira, Ricardo e Georges.
Banco:
Luis, Michael, Mário, João, Miranda, Paulo Bacalhau e Filipe Azambujo.
Golos:
Paulo Bacalhau e João Ferreira.
Intervalo: 0-1
Marcador: 0-1, 2-1, 2-2
Uma vez alcançado o principal objectivo da época, e neste momento de interregno do campeonato, antes de avançarmos para a 2a fase, na qual também lutaremos pelos nossos objectivos, gostava de realçar dois ou três aspectos.
A primeira, o grupo. Muita gente não se terá apercebido, mas a equipa senior masculina é praticamente nova. À excepção de 3 ou 4 jogadores que jogaram o ano passado, os restantes que neste momento fazem parte da equipa, entraram no início da época. E o melhor elogio que lhes posso fazer é que sinto que os conheço há anos, dentro e fora do campo. E essa é a principal dificuldade quando se constrói uma equipa praticamente do zero. Criar um verdadeiro grupo que se apoioe nos bons e nos maus momentos. E isso conseguimos desde cedo: criar uma família lá dentro, que está junta "no matter what".
O que me leva à segunda nota. Mérito enorme do treinador. Integrou-se de forma fantástica, sente o clube como poucos, fez do espírito de sacrifício e do espírito de grupo a arma com que lutámos pelos nossos objectivos. Merece, por isso, o respeito, a admiração e o agradecimento de todos os jogadores, directores e adeptos, pela forma abnegada e entusiasta como sempre esteve no comando da equipa, com resultados assinaláveis.
Por último, a direcção. Sempre presente nos bons e nos maus momentos, apoiando-nos com o possível e o impossível. Era "impossível" pedir mais.
Alcançar esta meta nesta altura da época permitirá também uma reflexão interna, atempada, sobre o que temos que mudar para sermos melhores no futuro. Porque, contrariamente ao que querem fazer passar (um pouco à semelhança daquela ideia de que "uma mentira repetida muitas vezes se transforma em verdade"), estamos no futsal com uma postura digna, humilde e respeitadora. Queremos o nosso espaço, trabalhamos (muito) por ele, mas nunca abdicámos dos nossos valores nem dos nossos princípios.
Somos um clube que, com muito trabalho, tem construído o seu percurso no futsal, e que, actualmente, tem as duas equipas seniores a disputar a fase final entre os 6 primeiros nos respectivos campeonatos, contrariamente a outras equipas que, objectivamente, têm mais e melhores condições que nós. E como sempre fui adepto da máxima de que a classificação final nos coloca sempre no lugar que merecemos, esta é também a altura de dizer que merecemos atingir este objectivo, pelo muito que trabalhamos e sofremos, mas acima de tudo pelo espírito que revelámos sempre, dentro e fora do campo.
Aproveito para lançar este repto, prova de que, efectivamente, estamos no futsal com o objectivo de dignificar a camisola e honrar o próprio desporto:promoverei aqui no blog, em breve, um debate de ideias sobre algumas alterações que me parecem imprescindíveis para o futuro da modalidade. Espero um debate sério, com troca de ideias que permita melhorar a modalidade no futuro.
Até já.

Sem comentários: