segunda-feira, março 23, 2009

Seniores femininos: Prodeco 2/ Vilaverdense 3

No início da época, tinha dito às jogadoras que um dos objectivos desta época passava por, gradualmente, irmos reduzindo a diferença qualitativa que nos separava do GRV, no sentido de podermos vir a disputar os jogos de igual para igual. O adversário tem uma base de trabalho de vários anos, sedimentada com vitórias, e tem-se reforçado sempre muito bem em cada ano, enquanto o trabalho que levamos com esta equipa tem um ano e meio, sendo que o ano passado apenas com menos de metade das jogadoras que compõem a equipa.
Neste momento, e após este jogo, é legítimo dizer que estamos no bom caminho. Fizemos um grande jogo, a vários níveis, e pela primeira vez posso dizer que, frente às futuras tricampeãs, o resultado é injusto em face do que se passou nos 40 minutos. O ano passado empatámos em Vila Verde, mas esse foi um jogo de sentido único em que praticamente só defendemos; neste jogo, jogámos sempre de igual para igual, tivemos mais posse de bola na 2a parte e, no cômputo geral, mais e melhores oportunidades de golo, que justificavam outro resultado.
Preparámos bem a partida, e isso deu às jogadoras a confiança necessária para entrar bem no jogo. Tivemos 5 minutos bons, em que criámos duas oportunidades, mas praticamente no primeiro lance em que o adversário vem à nossa baliza, faz um 0-1, num lance muito bem desenhado e finalizado. A equipa não acusou o golo, continuou a fazer o que tinha que fazer, em termos de posicionamento e ao nível da intensidade dos movimentos defensivos e ofensivos, mas perto do minuto 10, sofremos o 0-2, num lance confuso à entrada da área. Aí sim, a equipa acusou o golo, baixou muito de rendimento, e até final da 1a parte, foi o Vilaverdense quem teve o comando da partida, com duas boas ocasiões, uma negada pela Dora e outra não concretizada. Aos 15 minutos, num lance infantil da nossa parte, não fomos lestos a despachar a bola e demos o 0-3, resultado com que chegamos ao intervalo.
No interregno, disse às jogadoras que se acreditassem, podiam virar o jogo. A equipa está num bom momento e, caso não se disperssasse e não se desorganizasse, podia voltar ao jogo. E a verdade é que fizemos uma 2a parte enorme. Não me lembro de nenhuma oportunidade de golo do adversário na 2a parte nem de nenhuma defesa de realce na nossa baliza. Ao abrir da 2a parte, temos 2 lances de golo iminente que nos poderiam dar o 1-3; não facturámos e a partir dos 5 minutos do 2.º tempo, arriscámos o 5x4, sabendo que com isso iríamos causar instabilidade no processo defensivo do adversário e desgaste na sua primeira linha defensiva. As jogadoras estiveram irrepreensíveis, seguiram à risca o que lhes pedi e conseguimos remeter o adversário para o seu meio-campo em quase toda a 2a parte. Chegámos ao 1-3 num penalty sobre a Semião, reduzimos de seguida para 2-3 num remate fora da área e a pouco mais de 2 minutos do fim, podíamos ter igualado, mas desperdiçamos o livre de 10 metros. Acredito que, caso tivessemos concretizado, estaríamos mais perto de ganhar que o adversário, mas a bola acabou por embater na trave. Até final, arriscámos tudo, marcámos sem coberturas defensivas para forçar os lances de 1x1 e perdas de bola do adversário, mas já não foi possível ir mais além.
Parabéns ao adversário que, apesar das vitórias e dos títulos (a quem aproveito por felicitar antecipadamente pela conquista de mais um) soube sofrer e ter a humildade para o fazer em muitas partes do jogo em que não conseguiu jogar como está habituado, e acabou por ser recompensado com a estrelinha de campeão no final.
Nós temos tudo para estar optimistas quanto ao futuro desta equipa. As jogadoras têm vindo a interiorizar vários aspectos, tácticos, técnicos, de grupo, mas sobretudo ao nível da mentalidade, que nos permitem acreditar muito no presente e no futuro. Há uma progressiva identificação com a mensagem e os métodos de trabalho e por isso posso dizer que hoje somos uma equipa muito mais forte do que éramos, por exemplo, na 1a volta, em que estivemos até 10 jogos sem perder. Não há vitórias morais, há sim, derrotas que, pela forma como sucederam, nos permitem tirar ilações muito positivas sobre o rendimento da equipa.
Para a semana, jogo dificílimo com S.Tomé. Ganhando, garantimos um lugar no pódio da tabela classificativa, pelo que é com espírito ganhador que nos apresentaremos em Montemor com o firme propósito de trazer os 3 pontos.
Prodeco:
Dora, Silvia, Sofia, Semião e Tinoco.
Banco:
Sandra, Ana, Inês, Raquel, Antónia, Isa, Nanda.
Intervalo: 0-3
Golos: Sofia e Nanda.

Sem comentários: