segunda-feira, março 30, 2009

Seniores femininos: S.Tomé 1/ Prodeco 2

Partida de futsal raramente bem jogada de parte a parte, na qual tivemos de sofrer muito para trazer os 3 pontos. Conhecemos bem os pontos fortes da equipa contrária, pelo que tentámos anular isso fazendo alguns ajustes na nossa organização defensiva. Penso que, a esse nível, surtiu efeito, mas faltou, aliada à parte táctica, uma dedicação e um envolvimento maior no jogo da nossa parte.
Não fomos nesta partida, e as jogadoras sabem-no bem, a equipa que fomos nos últimos 4 jogos. Faltou-nos velocidade na circulação de bola, intensidade nos movimentos ofensivos, imaginação, pelo que não conseguimos, em regra, impor o nosso jogo. Defensivamente, na 1a parte, estivemos bem, apesar de termos permitido algumas bolas nas costas em lances para os quais estávamos mais que avisados e em que o posicionamento não foi o melhor.
Adiantámo-nos no marcador à passagem do minuto 6, na sequência de uma saída de pressão iniciada na Dora, continuada pela Tinoco e finalizada pela Semião. Tivemos mais 2 boas oportunidades na 1a parte mas não finalizamos, até que a 2 minutos do fim da 1a parte, cometemos um erro na nossa zona defensiva, com perda de bola perto da linha de fundo, gerando o 1-1.
Ao intervalo pedi mais intensidade e mais velocidade às jogadoras no sentido de termos mais bola, algo que não estávamos a conseguir ter. Aos 6 minutos da 2a parte, num lance de golo iminente de 3x1, a Isa lesionou-se (em mais uma contrariedade neste jogo, pois também a Raquel já se tinha lesionado, o que, a juntar às duas ausências que já tínhamos, nos limitou bastante) e ficámos com menos soluções. Tivemos, nos 5 minutos subsequentes, má gestão da bola, cometemos muitos erros defensivos e em 2 deles podíamos ter sofrido o 2-1. Aguentámos e também podíamos ter chegado à vantagem num lance em que a Tinoco isolada atira à barra.
A 8 minutos do fim, pedi às jogadoras que soubesse sofrer e simplicidade de processos; não estávamos a jogar bem, mas se conseguissemos sofrer e lutar por um objectivo, que era a vitória, podíamos alcançá-lo. Foi isso que fizemos, chegámos à vantagem a 7 minutos do fim e, curiosamente, a partir daí, entrámos no nosso melhor período, gerindo a bola, o tempo e o marcador até final.
Foi um jogo que valeu pelos 3 pontos e pela capacidade que a equipa teve em sofrer e ir em busca do resultado. Nem sempre se pode jogar bem, mas nesses momentos, é importante unirmo-nos em torno de um objectivo comum, que é a vitória. Foi isso que fizemos, garantimos matematicamente o 3.º lugar, já com 11 pontos de vantagem em relação aos nossos adversários e tentaremos agora aproximarmo-nos o mais possível do 2.º, começando já na próxima partida, na qual recebemos e queremos vencer a actual 2.ª classificada e dar sequência ao que de muito bom temos feito nesta fase final.

Prodeco:

Dora, Sofia, Raquel, Semião e Isa.

Banco:

Ana, Sandra, Antónia, Silvia, Nanda e Tinoco.

Golos:

Semião (2)

Intervalo: 1-1

Marcador: 0-1,1-1, 1-2

Sem comentários: