segunda-feira, abril 06, 2009

Seniores femininos: Prodeco 7/ Académica 4

Resultado justo frente ao 2.º classificado, que nos permite continuar a acalentar expectativas de chegar à última jornada na disputa por este lugar. É o 4.º jogo que fazemos contra a Académica esta época e vencemos 3 deles, num score total de 22-13, o que é assinalável. A diferença na classificação tem a ver sobretudo, com a irregularidade que apresentámos na 2a volta, enquanto que o nosso opositor apenas perdeu jogos com Vilaverdense e connosco, sendo exemplarmente regular ao longo das outras partidas. Em todo o caso, na fase final, temos apresentado um rendimento e uma regularidade muito interessantes, tendo feito sete jogos de grau de dificuldade elevado e todos com elevado aproveitamento, quer em termos de rendimento, quer em termos de resultado final.
No entanto, não começámos bem esta partida. Algo lentas no preenchimento dos espaços, complicativas nas zonas mais recuadas do campo onde é proibido perder bolas, com pouca agressividade, permitimos que o adversário explorasse os pontos em que é mais forte, ou seja, os lances de desequilibrio individual. O 1.º golo nasce de uma perda de bola na zona central, com ataque 2x1 e bola ao 2.º poste; o 2.º, de um lance emn que uma adversária consegue iludir 3 jogadoras e rematar dos 10 metros para um golo de belo efeito. Pedi um minuto, e tentei fazer ver às jogadoras que, a jogar assim, dificilmente conseguiriamos retirar algo de positivo do jogo. Foi claramente um discurso para "agitar consciências" e despertar as jogadoras para aquilo que não estavam a fazer. Terá surtido algum efeito, pois passámos a impor mais velocidade no nosso jogo e a colocar mais agressividade no processo defensivo. Avançámos ainda antes dos 10 minutos para o 5x4, que surtiu efeito pouco depois, num bom remate da Nanda a fazer o 1-2. A bola vai ao meio-campo, boa,nas costas, desatenção, 1-3, em lance de 1x0. Até ao intervalo, persistimos no 5x4 e chegámos ao 2-3, num remate da Sofia após 1x1 na ala.
Ao intervalo definimos os posicionamentos correctos e, depois de escalpelizado o mau rendimento nos primeiros minutos, moralizamos as "tropas" para ganhar o jogo na 2a parte. Fizemos, à semelhança do que tinha sucedido com Vilaverdense, uma 2a parte fantástica. Tacticamente irrepreensíveis, as jogadoras mostraram que adquiriram já bastante maturidade para gerir determinadas fases do jogo, com controlo emocional, sabendo o que fazer, nos timings certos. Virámos o jogo para 4-3 com golos da Silvia e da Tinoco, persistimos no 5x4, porque a forma de defender do adversário dava-nos segurança para continuarmos a fazer posse de bola, pelo que, eu e o Vitor decidimos manter a estrutura praticamente até final. O 5-3, nasce de um remate da Nanda de meia distância como 5a jogadora de campo.
A Académica reagiu e num grande golo à meia volta da Salomé chega ao 5-4, mas nos últimos minutos, fizemos o 7-4, em dois golos de antologia da Sofia, aproveitando o adiantamento da gr contrária, que carimbou a nossa vitória.
Estou satisfeito com as jogadoras e com o rendimento que apresentaram, mostraram que já interiorizaram vários aspectos tácticos que temos vindo a trabalhar, o que, aliado à qualidade individual e colectiva da equipa, e com os índices de motivação e de união que temos tido, fazem deste o nosso melhor período da época.
Sexta - feira, jogo com o Bruscos, em que queremos dar sequência a este bom momento, ganhar o jogo para nos apresentarmos na última jornada com possibilidades de discutir o 2.º lugar, que seria um prémio justo para o trabalho desenvolvido pelas jogadoras.
Prodeco:
Ana, Sofia, Semião, Joana e Tinoco.
Banco:
Sandra, Antónia, Isa, Silvia e Nanda.
Golos: Sofia (3), Nanda (2), Silvia e Tinoco.
Intervalo: 2-3
Marcador: 0-2, 1-2, 1-3, 5-3, 5-4, 7-4.

Sem comentários: