segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Seniores masculinos: 2.ª mão da 2.ª eliminatória da taça - Chelo 4/ Prodeco 4

Vou começar pelo fim. Esta ápoca, e já lá vão muitos jogos, quer nos seniores masculinos quer nos seniores femininos, nunca falei aqui de arbitragem. Nem nas vitórias nem nas derrotas. Mas esta postura tem-nos causado alguns dissabores, ao contrário de muitos outros que preferem criticar abertamente a arbitragem na praça pública, e tiram dividendos disso. Confesso que no sábado, tive a pefeita noção de que quem tem uma postura correcta como temos tido é prejudicado. Reparem que até sábado, em todos os jogos do campeonato, a equipa feminina e a equipa masculina contavam apenas com uma expulsão cada, curiosamente os dois g.r. por interceptarem a bola fora da área. Isso atesta bem qual tem sido a nossa postura dentro e fora do campo. Mas às vezes, interrogo-me se vale mesmo a pena.
Sábado fomos vilipendiados por uma arbitragem que do primeiro ao último minuto, nos prejudicou de forma evidente e grosseira, interferindo nos lances decisivos da partida e influenciando o resultado final, sem o mínimo respeito por aquilo que é o esforço e a dedicação de todo um grupo de trabalho e por uma instituição. Cometeram erros atrás de erros, um deles um erro técnico grosseiro, sempre em nosso prejuízo, realizando uma arbitragem como em 13 anos de futsal vi poucas.
Independentemente do exposto, conseguimos sempre, ao longo dos 40 minutosde jogo, ser superiores ao Chelo. Criámos 3 oportunidades para marcar no início, continuámos em busca do prejuízo, mas num lance de atrapalhação nosso surge um golo fortuito do adversário que fez o 2-0 logo de seguida num bom remate de fora da área.
Ao intervalo, disse claramente aos jogadores que se fossem ambiciosos e impusessem no jogo a intensidade que era exigível, daríamos a volta. Passámos a marcar perto da linha 1, e o chelo na 2a parte limitou-se a jogar directo do g.r. para o pivôt, o que facilitou a recuperação de bola e o surgimento de lances de superioridade numérica. Em 10 minutos, passámos para 3-2, mas um livre (mal assinalado) à entrada da área, dá o 3-3. Voltámos a reagir e já nos descontos, fazemos o 3-4, que igualava a eliminatória. Nos 2 minutos que faltavam, assisti a mais uma série de erros absurdos pela equipa de arbitragem, tivemos que baixar o bloco defensivo por termos atingido a 5a (?) falta, e no último minuto surge o empate, depois de um cruzamento da linha de fundo que toca num jogador nosso e trai o g.r.
É claramente injusto o desfecho desta eliminatória, como qualquer um que tenha presenciado o jogo poderá confirmar. Mas no sábado, se dúvidas havia sobre a qualidade e a capacidade da equipa, ficaram dissipadas. Com esta vontade e união e com a entreajuda que os jogadores revelaram, sei que iremos abordar os jogos que faltam com a confiança redobrada. mesmo que nem sempre joguemos contra cinco.
Prodeco:
Nuno, Verissimo, Mauro, Georges e Dany.
Banco: Vitor Hugo, Amaral, Branco, Cravo, João Vitor, Felipe e João G.
Golos: João G. (2), Felipe e Amaral.

1 comentário:

Nogueira disse...

Quero desde já dar os parabéns à equipa da Prodeco que mostrou ser um digno vencido nesta eliminatória da Taça. Embora não concorde com tudo o que escreveu, assino por baixo quando diz que a arbitragem não teve o minimo de respeito por aqueles que passam uma semana inteira a trabalhar para chegarem ao sábado e terem de aturar a falta de categoria e a falta de sabedoria daquilo que é ser árbitro. Tal como vecês (e desde já vos dou razão quando dizem que foram prejudicados), também nós fomos prejudicados, pois se a vossa 5ª falta é claramente um livre indirecto, também a nossa 3ª o é.
Não concordo com vocês quando dizem que conseguiram ser sempre ao longo dos 40 minutos de jogo, superiores ao Chelo... acho que é um insulto a uma primeira parte, em que os meus homens dominaram na posse de bola e geriram bem o resultado, que só não foi mais dilatado, porque fomos bastante perdulários.
Quanto á segunda metade do jogo, errei em descer a marcação e em jogar sem pivôt até vocês empatarem a partida, mas depois, mostrámos ser superiores, embora reconheça que a vossa equipa teve mérito nos golos alcançados, e que nos complicaram a vida.
Independentemente da muito má arbitragem, que continuo a dizer foi para os dois lados, não teve influência directa no resultado.
Agora só me resta desejar-vos boa sorte para o resto do campeonato.

Saudações desportivas